AEP: missão inversa de compradores brasileiros de vinhos

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Fotografia: Fotos D.R.
Redação

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A AEP - Associação Empresarial de Portugal recebe, pela quinta vez, esta semana (18 a 23 de outubro), a visita de uma missão inversa brasileira, constituída por diretores/decisores da cadeia de distribuição brasileira Pão de Açúcar.

 

Na última edição, a ação originou compras de cerca de um milhão de euros de vinho português, tendo sido considerada a maior exportação realizada de uma só vez. Desde 2016 que a AEP proporciona a vinda de decisores brasileiros do setor dos vinhos a Portugal.


A ação, desenvolvida pela área Internacional da AEP, através do projeto BOW - Business on the Way, engloba a organização da missão inversa, que conta com a presença de cinco compradores brasileiros, que irão provar e comprar vinhos de 18 produtores nacionais e visitar as empresas selecionados.
Paralelamente, entre outubro deste ano e abril de 2022, a AEP promove no Brasil uma campanha de marketing, presente em mais de 300 espaços do Grupo Pão de Açúcar, que inclui publicidade nas lojas e na imprensa.

Tendo em conta que Portugal ocupa o segundo lugar no ranking de vinhos mais consumidos no Brasil e é o principal fornecedor de vinho da Europa, a AEP esteve, recentemente (5 a 7 de outubro), em S. Paulo, com três empresas nacionais, na Feira PROWINE 2021, o certame de referência para o setor de vinhos no Brasil.


Apesar do atual contexto, as empresas nacionais que integraram a missão da AEP (Grande Porto, comércio de produtos alimentares, bebidas e tabaco, a Global Wines e a Herdade de Cotéis, ambas produtoras de vinhos tranquilos e fortificados) fazem um balanço positivo da participação, que contou com um excelente número de visitantes profissionais, importadores e distribuidores.


O programa da deslocação contou ainda com uma extensão a Belo Horizonte, no dia 8, para promover a participação das empresas nacionais no evento Vinho e Sabores de Portugal, que permitiu o contacto com empresas locais compradoras/importadoras e também com uma dinâmica B2C, que promoveu os vinhos portugueses junto da comunidade de Minas Gerais. Para as duas empresas presentes no Vinho e Sabores de Portugal, a participação foi bastante positiva, tendo permitido contactar com os parceiros locais certos, entre representantes, distribuidores e empresas brasileiras do setor dos vinhos.