Nicolas Joly, lenda do movimento biodinâmico, será um dos protagonistas do evento Essência do Vinho, a par do coletivo “Renaissance des Appellations” com produtores de 12 países.
Já em pleno outono, a transição entre outubro e novembro tem texturas, tonalidades e aromas mil em Lisboa. O evento Essência do Vinho – Lisboa passa a integrar uma programação mais alargada que inclui, nos dias antecedentes, o projeto Chefs Week, em que a cozinha de autor, a harmonização enogastronómica e o design são peças de um puzzle que, assim, se complementa.
O Palácio Nacional da Ajuda será o palco privilegiado da realização de três banquetes, que reunirão um total de seis chefes de cozinha. No dia 28 de outubro, Portugal e Brasil, com “quelque chose” francesa, são protagonistas. João Paulo Frankenfeld lidera a cozinha do Casa 201, considerado o melhor restaurante de matriz francesa da atualidade no panorama carioca, entretanto distinguido com uma estrela Michelin. João Paulo estudou na conceituada escola de Paul Bocuse, em Lyon, foi jogador de basquetebol até marcar muitos mais pontos através de um trabalho de rigor, técnica apurada e sentido de lugar. Em parceria estará Nelson Soares, outro chef carioca, que depois do restaurante homónimo no Rio de Janeiro abriu outro Sult, em Cascais.
No dia 29 de outubro, uma dupla de matriz nortenha que trabalha os produtos de mar e de terra com as memórias da infância e o respeito pela origem dos produtos e por quem os cultiva, assinará outro jantar memorável. Vítor Matos (duas estrelas Michelin no Antiqvvum, Porto, entre consultorias em espaços igualmente galardoadas pelo cobiçado guia vermelho um pouco por todo o país) e Arnaldo Azevedo (restaurante Vila Foz, estrela Michelin, Porto) ultimam um menu que promete dar que falar.
O dia 30 de outubro marcará o regresso de Carlos de Medeiros ao nosso país. O chef português brilha na Noruega (o Bar Amour soma uma estrela Michelin, em Oslo), tendo alcançado um estatuto de respeito ao elevar a grande nível produtos de mar. E é precisamente com a origem Seafood from Norway / Bacalhau da Noruega que Carlos Medeiros estará num mano a mano de cozinha com Luís Gaspar, o jovem e talentoso chefe do restaurante Brilhante, em Lisboa.
Os jantares terão lugar na Sala D. Luís do Palácio da Ajuda, outrora palco de bailes reais e banquetes históricos. A experiência terá louças Vista Alegre e Bordallo Pinheiro e exemplares de referência dos Vinhos de Lisboa, apresentados pelo sommelier Manuel Moreira. Durante O Banquete haverá ainda performances discretas e intervenções musicais, num manifesto de beleza da partilha, prazer da criação e arte de bem-receber.
Em paralelo, a Chefs Week estender-se-á também a um conjunto de restaurantes da cidade, para uma rota exclusiva de experiências gastronómicas. De chefes emergentes e consagrados, de cozinheiros clássicos e de alma de bairros as vanguardistas, esta autêntica rota será um convite a conhecer a cidade através de quem a cozinha. Cada restaurante aderente terá, em dias distintos, um menu exclusivo Chefs Week – criado pelo chefe residente e exclusivamente harmonizado com Vinhos de Lisboa. O alinhamento está definido: Restaurante à Costa (dia 27, segunda feira); Nunes Real Marisqueira (dia 28, terça-feira); Plano (dia 29, quarta-feira); Áurea (dia 30, quinta-feira); Soi Asian Street Food (dia 31, sexta-feira); Ryoshi (dia 1, sábado); 100 Maneiras Bistrô (dia 2, domingo).
“O evento Chefs Week, apresentado pelos Vinhos de Lisboa, é um projeto ambicioso e de posicionamento concebido pela revista blue Travel, que pretende celebrar a gastronomia como forma maior de expressão cultural e artística. Lisboa — uma das capitais europeias mais cosmopolitas e vibrantes — é o palco natural para esta iniciativa, que une talento, produtos de excelência e criatividade, projetando-os com sofisticação e contemporaneidade. Ao longo de uma semana viveremos experiências únicas: dos banquetes no majestoso Palácio Nacional da Ajuda, momentos irrepetíveis de elevada qualidade gastronómica e cenográfica, aos jantares exclusivos em alguns dos melhores restaurantes da cidade, com menus criados especialmente para a ocasião. Esta parceria com os Vinhos de Lisboa faz todo o sentido: estamos na capital portuguesa, onde os vinhos da região se devem afirmar e conquistar o destaque que merecem. A ligação à 26.ª edição do Essência do Vinho – Lisboa, a principal experiência do vinho em Portugal, reforça ainda mais esta ambição, potenciando notoriedade e promovendo o que de melhor se faz no nosso país — a gastronomia, os vinhos, os chefs, os sommeliers e os produtos que nos distinguem. Contar com o Estado do Rio de Janeiro como convidado internacional da primeira edição da Chefs Week enche-nos de orgulho e acrescenta uma dimensão cultural e afetiva muito especial, num diálogo entre dois territórios que partilham história, talento e uma enorme vitalidade”, realça Nuno Guedes Vaz Pires, mentor da Essência Company, a organizadora da Chefs Week e dos eventos Essência do Vinho.
26ª edição do Essência do Vinho – Lisboa motiva regresso de Nicolas Joly
Nicolas Joly, um dos pioneiros do movimento biodinâmico, está de regresso a Portugal pela mão da Revista de Vinhos. O enólogo do Loire, já com 80 anos e uma legião de entusiastas muito mais extensa, vai protagonizar duas masterclasses sobre biodinâmica, ambas a 3 de novembro, o Dia Profissional do Essência do Vinho – Lisboa. Em simultâneo, mais de 50 produtores representativos de 13 países diferentes, do coletivo Renaissance des Appellations, criado pelo próprio Nicolas Joly, mostrarão uma diversidade ímpar de vinhos da chamada intervenção mínima.
No local de sempre, o Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, Essência do Vinho abre as portas ao público em geral no fim de semana de 1 e 2 de novembro (sábado e domingo), estando o dia 3 (segunda-feira) direccionado a profissionais dos setores do vinho, hotelaria e restauração. “A principal experiência do vinho em Portugal” terá em prova mais de 4.000 vinhos de centenas de produtores representados, das principais denominações de origem às emergentes, tendo os visitantes a oportunidade de contactar diretamente com os artífices do vinho, portugueses e internacionais. Nas “Conversas com Sommelier by Luso” serão abordados temas atuais e dicas práticas de consumo. “Vinhos leves e de baixo álcool: como são e o que valem”; “Vinhos em barro, vinhos em cimento: estágios e perfis distintos”; “Espumantes: bolhinhas que se valorizam”; “Rosés sérios e gastronómicos”, “Grandes tintos para almoços de domingo” e “O irresistível apelo dos vinhos fortificados” são as propostas
As Provas Comentadas aprofundam temáticas, com oradores convidados e provadores da Revista de Vinhos por cada sessão. Sábado, dia 1 de novembro, “Vinhos Verdes: grandes vinhos brancos de castas com identidade”, “Gouveia: a singularidade do terroir Serra da Estrela”, “Jos. Jos. Prüm, a beleza encantada do Mosel”, “Ramos Pinto: prova vertical 35 anos Duas Quintas” e “Ícones do Veneto: Valpolicella e os Crus de Soave”.
Domingo, dia 2, “Poças, Fora da Série: os ensaios do enólogo André Barbosa”; “Dão, têmpera de granito elegância intemporal”; “Aníbal Coutinho e os 20 anos do Escondido”; “Beira Interior: vinhos de garra e de a(l)titude”.
Segunda-feira, dia 3, para lá das duas sessões sobre biodinâmica por Nicolas Joly, haverá ainda as provas “Vinhos do Porto da família Symington”, “Recheio convida à descoberta Costa Boal” e “O Mundo dos Vinhos de Lisboa”. Haverá ainda uma tertúlia sobre a Gastronomia do Rio de Janeiro.
ESSÊNCIA DO VINHO – LISBOA
1 NOV. sábado 15:00 - 21:00
2 NOV. domingo 15:00 - 21:00
3 NOV. segunda-feira 11:00 - 18:00
Bilheteira no local apenas nas datas e horários do evento.
Já disponível online em events.essenciacompany.com
CHEFS WEEK – Banquetes
Bilheteira em events.essenciacompany.com