Congresso dos Cozinheiros 2020

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Já foi apresentado o tema e a estrutura do Congresso dos Cozinheiros (CNC 2020), que terá lugar de 10 a 12 de Novembro, entre as 9h30 e as 19h, no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras. 


O tema será #nósaspessoas e encerra em si todo o humanismo necessário para enfrentar as atuais crises económica, social, sanitária e humanitária.

O Congresso dos Cozinheiros faz 15 anos e celebra-o apontando o holofote para os desafios e problemas provocados pela pandemia da COVID-19, mas também de que forma a crise sanitária veio intensificar questões relacionadas com as condições laborais e a saúde mental na área da cozinha e gastronomia. O evento combinará uma assistência presencial limitada, de acordo com as regras em vigor, com transmissão online gratuita no Youtube, fazendo desta a edição com a maior cobertura de sempre.

Ao longo de três dias de Congresso, mais de cinco dezenas de nomes nacionais e internacionais irão abordar diversos assuntos, apresentar projetos, debater desafios.

O salto digital deste Congresso, que será transmitido na totalidade, online e gratuitamente, não permite receber em Oeiras todos os atores do mundo da gastronomia. Como tal, espalhados pelas várias regiões do país, estarão Embaixadores para incentivar colegas da mesma zona a assistir ao evento nas plataformas digitais.

SAÚDE MENTAL E SESSÕES DE TERAPIA GRATUITAS

Além de todos estes oradores e atividades, o Congresso dos Cozinheiros quer ser uma rampa de lançamento para um caminho de intervenção social no sector gastronómico que a Edições do Gosto tem vindo a talhar. 

Esse processo divide-se em três vetores distintos:

1. Dar a conhecer as pessoas

Esta apresentação será feita através de uma série documental cuja estreia acontece no Congresso, mas que estará disponível a todos posteriormente. Filmada por Fábio Silva e fotografada por Theo Gould, esta série documental é um trabalho sobre pessoas do sector, registadas de forma humana e crua, com testemunhos pessoais e autênticos.

2. Partilhar ferramentas e experiências

Em conjunto com a Oficina de Psicologia, com quem foi estabelecido um protocolo, serão disponibilizados vídeos, workshops e técnicas que permitam aos proprietários, chefes, cozinheiros, trabalhadores terem um maior conhecimento de como lidar com equipas, gestão de recursos humanos, direitos dos trabalhadores, fatores de risco, entre outras ferramentas que permitam lidar com a pressão, exigência e consequências do trabalho na restauração.

3. Apoiar o bem-estar psicológico

É também com a Oficina de Psicologia que o Congresso disponibiliza sessões de terapia, gratuitas e anónimas, para profissionais da área. A primeira fase desta ação social começa com 120 sessões, divididas por 10 pessoas. De acordo com os especialistas na área da psicologia, 12 sessões é o número ideal e mínimo para um tratamento eficaz.