Descuidados de DEUS, mas cuidados por BACO

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Numa abordagem coletiva e humanista, Descuidados de Deus, mas cuidados por Baco é um encontro cultural que aproxima a arte e o vinho das pessoas. Acolhido por um grupo de pequenos produtores de vinho independentes, este encontro tem como objetivo promover a arte e a cultura do vinho, enquanto património humano e natural.

 

DIA 29 de MAIO 2022 - Domingo
Quinta do Olival da Murta, 2550-451 Cadaval 
70 km a norte de Lisboa; trajeto A8 – 1h de viagem

 

Programa
 
16h – 17h Receção, prova e venda de vinhos com 4 produtores: COZs / Serra Oca / Serradinha / RAIZ
Somos um quarteto de pequenos produtores e amigos. Temos em comum cultivarmos vinhas próprias e fazermos vinhos com uma viticultura biológica provenientes de terras ou regiões ligadas às nossas origens, com vinificações naturais de baixa intervenção. Trabalhar de modo natural e artesanal não é um fim mas sim um meio para evidenciar a identidade do território de origem. Vivemos todos na região vitícola de Lisboa e o que nos une é gostarmos de vinho e estarmos a fazer um caminho conjunto na produção. Teremos vinhos raros à prova e à venda: COZs vp-Vital 2017; COZs c2-Baga 2017; SERRA OCA BRANCO 2017; SERRA OCA palhete 2020; SERRA OCA tinto 2017; SERRADINHA Baga e outras 2012, SERRADINHA Arinto e Fernão Pires 2013; RAIZ branco macerado 2017; MARIA DA GRAÇA 2013;
@os_eternautas
@quintadoolivaldamurta
@tiagoteles_vinhosportugal
@antoniomarquesdacruz
 
 
17h – 18h Concerto de música com Daniel Catarino
Daniel Catarino é um cantautor alentejano que alia canções orelhudas a letras fora do comum, em que aborda os paradoxos da humanidade num equilíbrio entre a frieza analítica e o calor poético. Pelo caminho abandonou os pseudónimos com que assinava a sua música (Landfill, Long Desert Cowboy e Oceansea), fundou as bandas Uaninauei, Bicho do Mato, Alentexas, Cajado, O Rijo, Seven Thousand e Ao Lado, formou a produtora de eventos Capote Música e integra a editora Saliva Diva. Depois de “Sangue Quente Sangue Frio” em 2019, regressou aos discos em 2021 com “Isolamento Voluntário?”, um trabalho que reflecte sobre a situação pandémica global. Ao vivo explora o lado mais rock da sua música.
@catarinod
 
 
18h – 19h Exposição e Performance Descuidados de Deus (Penumbra Projectos Artística)
Descuidados de Deus é um projeto que nasce em 2018 e é constituído por dois momentos, que se complementam um ao outro. Uma performance, apresentada ao vivo, de aproximadamente 45 minutos, criando neste tempo, um momento que cruza o vídeo, a música, a linguagem teatral, a uma exposição de desenhos, pinturas e textos que dão origem a esta criação. Dentro de uma cenografia constituída por dois telões de escala generosa, banhada por um desenho de luz intimista, Joana Marques junta-se a João Didelet, habitando este espaço, através das suas interpretações - dando corpo, identidade, movimento e voz, aos monólogos e diálogos
- textos e conceitos - que fazem parte desta obra. Um momento elevado pela concertina e piano de João Godinho, parte de uma partitura musical criada pelo músico, e acompanhado por uma atmosfera sonora captada por David Diogo e pela projeção de vídeo realizada por Miguel Diogo. Uma instalação performática que termina em festa, envolvendo o público e todos os intervenientes, numa dança que comemora a vida, a identidade e a memória através da Arte. Um momento que também inaugura, complementa e enriquece o espaço expositivo, que terá continuidade, permanecendo exposto a este encontro.
@penumbraprojetosartisticos
 
 
Bilhete 20€ (convertível em compras)
Venda no Local ou através do email: geral@quintadoolivaldamurta.pt
 
Sugestão para almoço trajeto A8: Tasquinha do Gil, O Marquitos, Quinta do Arneiro, Curral do Burro, Clube Naval da Praia da Assenta.