Essência do Vinho - Madeira de volta ao Savoy Palace

De 27 a 29 de novembro

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

A principal experiência do vinho no Funchal regressa com dezenas de produtores, horário exclusivo para profissionais e programação com provas comentadas, show cooking e animação musical

O hotel Savoy Palace será palco, ao longo de três dias (27, 28 e 29 de novembro), do maior evento da região dedicado à celebração do vinho e da gastronomia, com momentos exclusivos para profissionais e uma programação pensada para apaixonados pelo vinho e pela cultura enogastronómica.

Mais do que uma experiência, o Savoy Palace transforma-se num espaço de descoberta e partilha, onde os visitantes poderão provar vinhos únicos, conhecer os seus autores e explorar tendências que estão a marcar o setor.

A edição deste ano volta a reservar um horário especial para profissionais da hotelaria e restauração: quinta-feira, 27 de novembro, das 16h00 às 18h00, mediante inscrição online.

Uma oportunidade para estreitar relações e criar parcerias. Após a abertura ao público, cada dia será marcado por experiências únicas que combinam conhecimento e prazer: provas comentadas conduzidas por especialistas, sessões de show cooking com chefes de referência e momentos de música ao vivo.

No dia 27 de novembro, José João Santos e Manuel Moreira, da Revista de Vinhos, guiarão duas provas imperdíveis: às 19h00, “Ensaios que arriscam: vinhos fora da caixa”, e às 20h30, “Grandes vinhos de grandes Enólogos”. A sexta-feira, 28 de novembro, traz a elegância do Vinho Madeira com a prova “A Essência de um Clássico Imortal”, conduzida por Rubina Vieira (IVBAM), às 19h00. Segue-se, às 20h30, “Vinhas Centenárias e Biológicas da Quinta do Vallado”, orientada por Ricardo Maia. No último dia deste certame, 29 de novembro (sábado), a programação começa às 17h00 com a desafiante “Batalha de Fortificados: Madeiras vs Portos”, novamente com José João Santos e Manuel Moreira, que regressam às 19h00 para apresentar “Grandes tintos para o Natal”.

A programação gastronómica promete momentos de partilha de criatividade. No dia 27, às 20h30, o Chefe Carlos Gonçalves apresenta o primeiro Show Cooking, inspirado nos conceitos dos seus restaurantes Kampo, Akua e Theo's, numa experiência que alia técnica e autenticidade. Na sexta-feira, 28, também às 20h30, será a vez do Chefe Fábio Vieira surpreender com o “5 Sentidos”, uma proposta que desafia os paladares. O encerramento gastronómico acontece no sábado, 29, às 20h00, com o Chefe Octávio Freitas e o seu “Desarma”, uma interpretação ousada e criativa da cozinha madeirense.

Durante os três dias, o DJ Pedro Pestana assume a animação entre as 21h00 e as 22h00, criando um ambiente de celebração para encerrar diariamente o programa dedicada ao vinho e à gastronomia.

Bilhetes e inscrições

Os bilhetes estarão disponíveis online e no local, com fecho da bilheteira às 21h00 em cada dia. As inscrições para profissionais devem ser feitas, previamente, através da plataforma oficial do evento.

Essência do Vinho – Madeira é uma organização conjunta do Diário de Notícias da Madeira e da Essência Company, reforçando o compromisso com a promoção da cultura vínica e da excelência gastronómica no arquipélago.