Arranca esta semana no Porto a segunda edição do Global Kitchen, iniciativa da Câmara Municipal para promover a cidade como destino gastronómico. Este ano o evento foca-se em três pratos emblemáticos: Tripas à Moda do Porto, Francesinha e Arroz de Polvo.
Os chefs portuenses Marco Gomes, Rui Paula e Pedro Lemos serão os anfitriões de nomes internacionais como o italiano Diego Rossi, o espanhol Miguel Carretero e a brasileira Janaína Torres (eleita a melhor chefe feminina do mundo em 2024).
Com o mote “Global Goes Local”, a iniciativa inclui um roteiro pela cidade, um showcooking aberto ao público na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e uma masterclass na Casa do Cinema Manoel de Oliveira.
Segundo Catarina Santos Cunha, Vereadora de Turismo, o objetivo é "sentar o mundo à nossa mesa, contar a nossa história por quem a preserva e transforma". A iniciativa arranca nos dias 16 e 17 de maio com o Chefe Marco Gomes e Diego Rossi, que irá reinterpretar as Tripas com produtos italianos num showcooking na Escola de Hotelaria (sexta-feira, 16, 10h30) e numa masterclass em Serralves (sábado, 17, 11h00).
A 6 e 7 de junho, a Francesinha será o tema com o Chefe Rui Paula e Miguel Carretero. A 21 e 22 de junho, o Arroz de Polvo unirá o Chefe Pedro Lemos e Janaína Torres.
A iniciativa, que conta com a parceria da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, pretende valorizar a gastronomia como fator de promoção da cidade, que foi recentemente eleita “Destino Gastronómico do Ano 2024” pela Revista de Vinhos.
A programação completa e as inscrições para as atividades estão disponíveis em AQUI.