Melgaço celebra os espumantes, a gastronomia e o território

Uma experiência enogastronómica completa, com provas comentadas, showcookings com harmonizações, gastronomia local e música ao vivo

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Durante três dias, o público é convidado a mergulhar numa experiência enogastronómica completa, com provas comentadas, showcookings com harmonizações, degustações de produtos regionais, música ao vivo e restauração local, que apresenta menus especiais criados para o evento.

A edição de 2025 reforça a ligação entre o espumante e a gastronomia com a presença de 17 produtores de espumante da sub-região de Monção e Melgaço, nove produtores locais e dois restaurantes do concelho.

Os showcookings, com assinatura de vários restaurantes do concelho, prometem revelar o melhor da cozinha melgacense, cruzando tradição, criatividade e produtos locais. Ao longo dos três dias, serão apresentados pratos emblemáticos harmonizados com espumantes de Alvarinho, num verdadeiro tributo à restauração e aos sabores do território.

“A Festa do Espumante é hoje um dos eventos âncora de Melgaço, que valoriza os nossos espumantes e produtos locais, reforçando o posicionamento do território no panorama vitivinícola nacional e internacional”, afirma o autarca melgacense, José Albano Domingues, destacando que o evento “consolida a sub-região de Monção e Melgaço como referência no enoturismo”.

O programa arranca na sexta-feira, dia 28 de novembro, com a prova comentada “Os melhores espumantes da sub-região de Monção & Melgaço”, conduzida pela sommelier Diana Peixoto, e showcookings protagonizados pelos restaurantes Hotel do Peso e Adega do Sossego. A noite contará com música ao vivo com Hourglass e DJ Mike Beret.

No sábado, Diana Peixoto volta a conduzir a prova comentada “Os melhores espumantes da sub-região de Monção & Melgaço”. Destaque para os showcookings dos restaurantes O Brandeiro e 5 Sentidos e para o concerto de Tiago Bettencourt, seguido do DJ Parreca.

O domingo, dia 30, será dedicado aos talentos locais, com o “Palco para Melgaço”, que reúne artistas e grupos do concelho, encerrando o evento com um tributo à cultura local.

O evento, de entrada livre, acontece no Largo do Mercado: sexta e sábado das 11h00 às 4h00 e domingo das 11h00 às 20h00. Para além do espaço dedicado aos stands dos produtores, os visitantes terão à sua disponibilização uma área de restauração, que conta com 108 lugares sentados, onde será possível usufruir de experiências gastronómicas únicas, conhecendo e saboreando os paladares da gastronomia regional.

Os visitantes poderão adquirir o copo oficial de provas no stand da organização do evento, pelo valor de 3,50 €.