Vindimas: Cristiano e Francisca van Zeller à conversa

Primeiro direto no Instagram é no dia 30 de agosto

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

Uma vez mais e ao longo do mês de Setembro, num total de quatro directos (ou lives) no Instagram, Cristiano e Francisca van Zeller, pai e filha vão tomar conta do Instagram da Van Zellers & Co, numa iniciativa chamada “Harvest Talks with Cristiano and Francisca van Zeller”.

 

Num registo informal e em inglês o tema de conversa será sempre o vinho e a forma como através da experiência tiveram a oportunidade de ver os vinhos do Porto e do Douro sob uma nova luz e expressos em três categorias diferentes - vinhos Criados pela mão do Homem, Pelo Tempo ou Pela Natureza.
 
Ao longo dos quatro diretos que "permitem uma maior interação com amigos e seguidores" da marca relançada em 2020, mas já com quatro séculos de existência, pai e filha entram em direto naquela rede social para proporcionar uma viagem diferente pelos vinhos do Douro e do Porto explicados de uma forma inédita.


Criados pela mão do Homem

Tudo começa com a mão humana, que planta a videira, cuida dela e colhe as uvas. Após a vinificação, o vinho é colocado em barricas. Cada uma envelhece o vinho e confere-lhe um carácter próprio que fará parte do blend final. A arte de misturar cada um destes aromas e sabores é o que torna únicos os vinhos criados pela mão do Homem.

Criados pela natureza

 Neste nosso caminho, celebramos a natureza. São vinhos com características únicas de um lugar, apresentando-se com uma vida e gosto próprio. A ideia de engarrafar o que a natureza criou é o que torna a vinificação tão excitante. 
"O vinho são pessoas, o vinho é cultura, o vinho é natureza", é assim que Cristiano van Zeller descreve o que é o vinho. Na próxima Harvest Talk a conversa será sobre o vinho ser um produto da natureza e a vinificação ser a arte que permite à natureza fornecer-nos o vinho. Iremos explorar a natureza do Douro, a forma como a natureza tem feito parte da vida de Cristiano e, até que ponto a natureza se deve refletir no vinho.
 
Criados pelo tempo

O tempo é o aliado mais valorizado dos vinhos do porto e o parceiro mais desafiante para os produtores. O tempo ajuda a suavizar os taninos, o músculo e o corpo do vinho, os aromas frutados e florais de um vinho novo. É o tempo que adiciona um toque de surpresa, com sabores e aromas inesperados que o tempo afina e realça. Cristiano van Zeller tem mais de 40 anos de experiência a trabalhar com vinhos do Douro. Para nós o tempo é o aliado mais valioso dos vinhos, quando bem trabalhado. O tempo valoriza a qualidade das vinhas velhas, é a verdadeira testemunha da sustentabilidade, acrescenta mistério à prova de vinhos, acrescenta complexidade aos vinhos através de envelhecimento e é a chave de toda a aprendizagem.
 

O primeiro direto acontece na próxima quarta-feira dia 30 de Agosto onde o tema será os vinhos Crafted by Hand - A conversa parte da premissa que os vinhos são produzidos com a arte de trabalhar com as mãos, isto é, o lado visível do vinho, aquele que as mãos podem tocar, os desafios e as oportunidades que isto traz para a indústria do vinho.