Vinho Verde Essência Festival regressa no verão de 2024

Gastronomia, vinhos, concertos e muitas experiências

Fotografia: Fabrice Demoulin
Redação

Redação

Evento obteve 91% de recomendação pelos visitantes por entre gastronomia, vinhos, concertos e muitas experiências.

 

O verão do próximo ano na cidade do Porto voltará a ter nova edição do Vinho Verde Essência Festival. A garantia é da organização, terminado que está um fim de semana de três dias, em que o verão conheceu o outono ao sabor de gastronomia e de vinhos, em harmonização bem conseguida com música e experiências para partilhar entre família e amigos. O novo local, os Jardins do Museu Nacional Soares dos Reis, foi uma aposta ganha.

“Trata-se de um espaço fantástico, ainda relativamente desconhecido no Porto, mas que tem um potencial e um carisma muito próprios, além de estar associado ao primeiro museu nacional do nosso país. O evento merece um balanço altamente positivo, na medida em que o grau de satisfação dos visitantes, participantes e parceiros é bem elevado. A programação, que à gastronomia juntou várias outras valências, foi igualmente importante como fator de diferenciação. Daí que não haja dúvidas, obviamente estaremos de regresso em 2024”, garante Nuno Guedes Vaz Pires, diretor do festival e fundador da Essência, Co.

Os dados recolhidos durante os três dias do evento comprovaram um elevado grau de satisfação global com o Vinho Verde Essência Festival, que se fixou nos 4,2 valores (numa escala de 1 a 5). Dos inquiridos, 82% pretendem regressar na próxima edição e 91% recomendam o Essência Festival a familiares e amigos.

Desafiados a avaliar a relação do evento com a cidade do Porto, numa escala de concordância de 1 a 5, consideraram que a iniciativa reforça a imagem da cidade (4). Entre as principais razões apontadas para participar destacaram-se a curiosidade (22%) e a experiência única (14%). Foi atraído um segmento de público “interessado” e “muito interessado” (80%) em vinho, que também afirma ser “conhecedor” (51%). 

No que se refere ao perfil do público visitante, 51% eram do género feminino e tinham uma média de idades de 41,8 anos. A maioria possuía pelo menos uma licenciatura (82%) e trabalhava por conta de outrem (56%). 

Mais de 20% dos visitantes tinham nacionalidade estrangeira, com destaque para a brasileira, a norte-americana, a alemã e a francesa. Entre os participantes não residentes na Área Metropolitana do Porto (AMP), 54% indicaram ter-se deslocado propositadamente para participar no evento tendo passado, em média, 6,7 noites na cidade, sobretudo em hotéis (56%) e em alojamento local (16%). Para além de participarem no evento, 60% aproveitaram a estadia para visitar o Porto. Em termos médios gastaram, diariamente, 122,00 € na cidade.

Estes resultados são extraídos do estudo de públicos realizado pelo ISAG-European Business School (ISAG-EBS), em parceria com o Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC), durante o evento (dias 22, 23 e 24 de setembro), tendo sido auscultada uma amostra de 758 pessoas, havendo um intervalo de confiança de 95%.

Cerca de 40 produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a mostrar novidades e diversidade de perfis dos vinhos da região, tastings conduzido pelos especialistas da Revista de Vinhos, os Banquetes com autoria dos chefes Rui Paula, Angélica Salvador e Tiago Bonito, quatro restaurantes e cinco foodtrucks em funcionamento contínuo, as sessões práticas de cozinha de Cristina Manso Preto e atividades a pensar nos mais novos constituíram o cartaz do evento, cujo palco principal teve os concertos de GNR, Os Azeitonas e Roda de Samba Cravo & Canela.

Vinho Verde Essência Festival (Art, Wine, Food, Music) é uma organização Essência Company com o main sponsoring da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e o apoio da Câmara Municipal do Porto.