Vinhos Verdes rumam ao México

Mercado tem crescido a dois dígitos

Fotografia: Fotos D.R.

A Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos Verdes vai ter uma agenda preenchida no mês de maio por terras mexicanas, através de um plano de ações de promoção.

O dia 22 de maio contará com uma Masterclass, no Hotel Andaz Condesa, orientada pela embaixadora Claudia Juaréz com o tema "O terroir e suas castas autóctones". Segue-se uma prova livre, entre as 12h e as 14h, com a presença de uma dezena de produtores e exclusiva a convidados e imprensa especializada.

No dia seguinte, a 23 de maio, os mesmos produtores estarão presentes no IX Salon Seleccion Peñin, na Hacienda de los Morales, durante a tarde. Este evento terá também incluída na programação uma masterclass com Claudia Juaréz sobre o tema "Região Demarcada dos Vinhos Verdes: diversidade e expressão de um terroir". A entrada é exclusiva a profissionais do vinho e imprensa, gratuita e sujeita a acreditação prévia.

Recorde-se que o mercado mexicano tem tido uma tendência consistente de crescimento nos últimos quatro anos para os Vinhos Verdes. Os produtores têm sabido ler estes números e estatísticas e a adesão a este tipo de ações tem crescido na mesma proporção.

Como termo de comparação, em 2020 as exportações para o México de Vinho Verde cifravam-se nos 65 mil litros em volume e cerca de 190 mil euros. Em 2023, o volume subiu para 135 mil litros e em valor para perto dos 450 mil euros.

 

Produtores presentes:

Adega Cooperativa Ponte de Lima

Aveleda

Barcos Wines

Calçada Wines

Casa de Vila Verde

Cazas Novas

Quinta d'Amares

Quinta da Raza

Quintas do Homem

Vercoope