10 vinhos para celebrar o amor

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

Sugestões para o Dia dos Namorados.

 

 

É já um lugar-comum, mas o Dia dos Namorados pede sempre um vinho especial para acompanhar o momento de celebrar o amor. Deixamos 10 sugestões para namorar…

Casa da Tapada Superior Alvarinho e Loureiro 2020
Terceira edição deste branco, o Casa da Tapada Superior Alvarinho e Loureiro branco 2020 é, como o nome indica, um lote de duas castas, sobressaindo a primeira, com 80%. No nariz, sobressaem aromas de alperce, pêssego, limão e notas tropicais. Mostra-se um branco fresco e frutado, complexo e volumoso, com um final de boca persistente. Acompanha bem com saladas, mariscos, queijos, peixes e carnes brancas.

Herdade das Servas Reserva tinto 2017
Fiel à matriz das quatro castas Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Alfrocheiro e Aragonez, tem um tom vermelho cereja profundo e muito límpido. No nariz, sobrassem aromas de ameixa, figo, cedro, chocolate, pimenta e notas fumadas. É um vinho complexo, estruturado, cheio, com tostados de barrica de carvalho e taninos equilibrados. O seu final de boca é longo e releva todo o potencial de guarda e envelhecimento. Como sugestões de harmonização, aconselham-se carnes vermelhas, de caça, queijos intensos e enchidos.

Infinitude Rosado
Acompanha especialmente bem grelhados e vegetais, saladas, charcutaria e peixes braseados. Este vinho é uma aposta original numa casta clássica francesa – Merlot –, da região vinícola de Lisboa e que, plantada em meia-encosta em solos argilo-calcários e cerca de 5km da costa Atlântica, lhe confere algum corpo e na boca apresenta-se seco e fresco. Termina com sal e um toque especiado, ligeiramente vegetal dando-lhe longevidade em boca.

Informal Espumante – Luís Pato
Da Bairrada chega-nos o Espumante Informal, que se pode servir como aperitivo ou para acompanhar toda a refeição, provém da casta Baga, tão característica da zona da Bairrada, e tem o selo da qualidade habitual de Luis Pato. O solo de onde é proveniente (Vinha da Panasqueira) imprime-lhe um carácter mineral e a maturação da uva, a delicadeza e aroma a framboesa.

Lavradores de Feitoria Três Bagos Reserva 2019
Um dos vinhos bandeira da Lavradores de Feitoria e o seu mais recente lançamento, é a sugestão ideal para o jantar mais romântico do ano, devido à sua elevada capacidade de harmonização todo-o-terreno. O Três Bagos Reserva tinto 2019 resulta de um trio: Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional. É um vinho com um perfil que soma fruta, frescura e estrutura. Bom para beber a solo, ideal para harmonizar com comida, sobretudo com foco na proteína. Pronto a ser consumido, tem um bom potencial de guarda.

Mar Salgado
Proveniente das castas Aragonês, Castelão e Touriga Nacional, Mar Salgado Tinto é um vinho da região de Lisboa, com cor granada e aroma de bagas pretas maduras. Estruturado e intenso com um final de boca macio é uma escolha segura para paixões fortes e intensas.

Pôpa Vinho Doce 2019
Pôpa Vinho Doce tinto, agora na colheita de 2019, é feito à semelhança do Vinho do Porto, mas com a fermentação a ser interrompida a frio e não com adição de aguardente, torna-se um tinto jovem e com baixo teor alcoólico (9,5% vol.). Como aperitivo ou num bom casamento com entradas ou sobremesas. Deve ser servido bastante frio e bebido de forma descontraída.

Quinta de Cidrô Touriga Nacional 2018
A Touriga Nacional é a dominante na Quinta de Cidrô, uma das cinco quintas da Real Companhia Velha. Aromas de violeta, ameixa preta, cerejas maduras e ligeiras nuances de frutos vermelhos e especiarias. Na prova, mostra-se muito equilibrado. Um vinho versátil que pode acompanhar carne vermelha como polvo assado.

Tears of Anima
Vinho da Península de Setúbal, trata-se de um rosé monocasta Sangiovese, que combina na perfeição com sushi e peixe, produzido na Herdade de Portocarro. Perto do Atlântico, a meio caminho entre a Península de Setúbal e o Alentejo, José da Mota Capitão, proprietário e produtor, inspira-se na viticultura biodinâmica e tem vindo a recuperar castas autóctones extintas, ao mesmo tempo que propõe experiências com algumas das castas mais clássicas, dando origem a vinhos únicos, inovadores e cheios de personalidade.

Vieira de Sousa Reserva 2021
A empresa Vieira de Sousa Vines & Wines foi criada em 2008, mas a família Vieira de Sousa tem uma longa história na região demarcada do Douro, sendo produtora de vinho do Porto há cinco gerações. Da Quinta da Fonte têm origem as uvas que dão vida ao Vieira de Sousa Reserva 2021. Rabigato e Viosinho foram as eleitas esta colheita, tendo fermentado, em conjunto, em barricas de carvalho francês, onde estagiaram durante 10 meses.