13.ª edição dos Prémios Mesa Marcada 

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A 13.ª edição dos Prémios Mesa Marcada decorrerá no dia 12 de janeiro, numa transmissão online a partir de um estúdio que permitirá ter os principais envolvidos numa plateia virtual.  


“Queremos muito voltar a reunir as pessoas do meio, mas não havendo as condições ideais para o fazer, concluímos que o evento virtual é a melhor opção, até porque o feedback que tivemos da última edição foi muito positivo”, justificam Miguel Pires e Duarte Calvão, do Mesa Marcada.

Este formato não é novo, foi assim que decorreu a atribuição de prémios de 2020, na qual foram revelados o TOP 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos e onze prémios especiais. Assim como na edição de 2020, este ano, o formato virtual repete-se para ir ao encontro das medidas recomendadas para os primeiros meses de janeiro de 2022. O prémio dedicado ao Take Away, porém, não regressa, mas serão adicionados nesta edição três prémios novos: Loja Gastronómica do Ano, Restaurante Clássico do Ano e Empresário de Restauração do Ano. 

No ano passado, João Rodrigues manteve-se em primeiro lugar de ambos os TOPS, como Chefe Preferido do Ano e o Feitoria como Restaurante Preferido do Ano, um lugar que tem ocupado nos últimos anos. Nas restantes categorias, destaque para Prémio César Castro “Mesa Diária”, atribuído a um “restaurante favorito de preço moderado, que se visita com frequência e recomendaria a um amigo”, atribuído ao O Velho Eurico. O Cura venceu o ano passado o Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano; e a chefe Marlene Vieira, do Zunzum, conseguiu o Prémio Especial Chefe Revelação do Ano, por ter subido mais lugares no ranking, do 69.º ao 12.º lugar.

Também na edição de 2020 foi lançado o Prémio Especial Sustentabilidade, patrocinado pela Studioneves, e numa parceria com a consultora Grab a Doughnut. Este prémio visa homenagear projetos cuja vertentes ambiental e de sustentabilidade social são uma prioridade. Os restaurantes e hotéis candidatam-se ao prémio e são posteriormente avaliados. Em 2020, o ano em que este prémio foi lançado, venceu a Herdade do Esporão. 

Desde 2009, o primeiro ano destas distinções, que os prémios resultam da contagem de votações de um júri vasto, contactos recolhidos de norte a sul do país. Este ano responderam ao desafio da votação 237 jurados, a maior adesão de sempre. Em 2020 votaram 210 pessoas. Estas centenas de pessoas votam nos TOP 10 de Restaurantes e Chefes, assim como no Prémio César Castro “Mesa Diária” e, este ano, também no Loja Gastronómica do Ano. Os restantes prémios são retirados da lista final, consoante as suas subidas de lugares; outros são votados apenas por um grupo restrito de chefes e personalidades da área.

Para mais informações sobre a atribuição de prémios e os vencedores do ano passado: https://mesamarcada.com/2021/01/18/ja-sao-conhecidos-os-resultados-dos-premios-do-mesa-marcada-de-2020/