32.ª edição dos Prémios Dona Antónia

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Maria Manuel Mota, cientista portuguesa e Diretora Executiva do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) em Lisboa, e Sara do Ó, fundadora do Grupo Your, são os nomes distinguidos para receber dia 9 de julho, na Quinta do Porto, no Douro, numa cerimónia privada, os PRÉMIOS DONA ANTÓNIA ADELAIDE FERREIRA 2019.


O Prémio Consagração de Carreira, atribuído a Maria Manuel Mota, pretende homenagear um percurso de vida consolidado e merecedor de inequívoco reconhecimento público. Já o Prémio Revelação, agora concedido a Sara do Ó, procura enaltecer uma carreira com relevância em fase de afirmação e desenvolvimento.

Presidido por Artur Santos Silva, o propósito da criação deste prémio tem sido, desde a sua génese e ao longo das suas 32 edições, prestigiar mulheres portuguesas cujo percurso de vida revele uma identificação estreita com os valores pessoais e profissionais personificados por Dona Antónia Adelaide Ferreira. Personagem ímpar na história do Douro, empreendedora e de forte caráter humanista, Dona Antónia inspirou, de forma determinante, o desenvolvimento da marca Porto Ferreira e de toda a viticultura duriense.

Maria Manuel Mota nasceu em 1971, na Madalena, concelho de Vila Nova de Gaia. A investigar o parasita da malária há cerca de 20 anos, a cientista portuguesa é líder da Unidade de Malária do Instituto de Medicina Molecular em Lisboa desde 2005, tendo encabeçado o cargo de diretora executiva do mesmo a partir de 2014. A sua liderança tem valido um aumento significativo da massa crítica do instituto, com o objetivo de promoção de descobertas novas e disruptivas, criando assim um espaço para dinâmicas ousadas.

Desde cedo com vocação para Biologia, Maria Manuel Mota licenciou-se nesta área na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo depois obtido um mestrado em Biologia e Imunologia pela Universidade do Porto. O seu interesse por parasitologia conduziu-a à sua tese de doutoramento em Parasitologia Molecular pela University College de Londres, Reino Unido, em 1998.

Em 2003, a cientista foi galardoada com o prémio EMBO Young Investigator e, em 2004, com o prémio European Young Investigator Award, da European Science Foundation. De 2005 a 2010, o seu trabalho de investigação sobre o parasita da malária foi financiado pelo Howard Hughes Medical Institute (EUA). Em 2005 foi ordenada Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2013, laureada com o Prémio Pessoa dado o caráter pioneiro dos estudos desenvolvidos na área científica. Já em 2016 foi eleita membro da Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) e o longo percurso de investigação valeu ainda a Maria Manuel Mota a distinção com o Prémio Pfizer, em 2017, e a atribuição do Prémio Sanofi-Pasteur, em 2018.

Sara do Ó é CEO do Grupo Your, composto por nove áreas de negócio que prestam serviços especializados de apoio à gestão das empresas. Licenciada em Controlo e Gestão Financeira no ISCAL e com uma especialização em Fiscalidade pelo ISCTE-IUL, a financeira iniciou a sua carreira na KPMG. Aos 26 anos criou a Your Office, uma empresa de contabilidade com um posicionamento disruptivo e inovador face às tradicionais empresas do setor. Em 2011, a Your Office entrou no ranking das Empresas Gazela, da revista Exame e, no ano seguinte, nasceu o Grupo Your formado por 180 pessoas e cerca de 1.800 PME como clientes. A sua vontade de empreender e constante necessidade de criar, levou Sara do Ó, há cerca de 2 anos, a criar a Your Capital para investir em novos negócios, tendo lançado em 2019 a Ofélia, um estúdio criativo apaixonado por marcas que apoia PME nas diferentes vertentes da comunicação e ainda o Grupo Hug, dedicado aos serviços de apoio ao domicílio, bem-estar e estímulo intelectual para idosos. Para este ano, estão ainda previstos lançamentos de dois novos projetos. Em 2015, o trabalho e gestão de recursos humanos da empreendedora valeram-lhe o Prémio Melhores Gestores de Pessoas e ainda o prémio “Happiness Works” ao Grupo Your em 2015, 2017, 2018 e 2019. Membro da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Sara do Ó incorpora ainda o Conselho Editorial da Executiva desde 2018 e é Membro do Conselho Fiscal da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores. Em 2016, impulsionada pelo seu espírito de missão e serviço ao outro, criou a Associação Ilha da Misericórdia, uma associação sem fins lucrativos que apoia pessoas em recomeços de vida.