7 Rooftops para este verão

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

É muito provavelmente a melhor altura para usufruir destes espaços. Os dias convidam e os longos pores-do-sol são os apelos perfeitos para passar uns fins de tarde ou inícios de noite no topo de alguns dos edifícios mais interessantes e com as melhores vistas. Seja na praia ou na cidade, os rooftops são sinónimo de verão, bom tempo e dias em que o relógio parece correr mais devagar. A Revista de Vinhos reuniu algumas sugestões, de norte a sul (ilhas incluídas) para este verão.

 

IDB Rooftop (Lisboa)

O novo terraço panorâmico do edifício IDB Lisbon - Innovation & Design Building Lisbon trará à cidade um conceito inovador que reúne, num só espaço aberto à comunidade, restauração, atividades desportivas e oferta cultural.

O IDB Lisbon - Innovation & Design Building Lisbon, antigo edifício Entreposto, inaugurou no dia 14 de julho, um rooftop que está a trazer à capital uma nova experiência de lazer, integrada num centro de inovação e design emergente. Criado pela Jamestown, o novo terraço panorâmico com mais de 3.000 m2, localizado no topo do edifício, vai até final do mês de novembro dinamizar a zona oriental da cidade (Olivais, Parque das Nações, Encarnação, Moscavide, etc.) com a conjugação, num só espaço, de gastronomia, atividades desportivas, arte e cultura. 

Em funcionamento de quinta a domingo, o novo IDB Rooftop é um espaço inovador e multifacetado, cujo conceito tem a curadoria e foi desenvolvido pela empresa World of Os, e onde todas as pessoas poderão desfrutar de uma experiência diferenciadora e até então inexistente nesta zona da capital. É um espaço inclusivo, direcionado para o público local, com uma oferta diversificada e original que reflete o espírito de um verdadeiro community hub.

Um dos destaques deste novo espaço da capital será a sua zona de restauração, cuja carta é assinada pelo conhecido chef de cozinha brasileiro Dedé. O menu será composto por várias sugestões gastronómicas internacionais, versáteis e práticas, entre as quais se destacam as conhecidas panquecas japonesas okonomiyaki. Aos domingos é possível optar por um brunch, composto por sugestões que fazem parte do menu definido pelo chef. 

Em termos de atividades desportivas, os amantes de skate encontrarão no IDB Rooftop rampas e obstáculos. Embora exista já em Lisboa uma vasta oferta de pistas/rampas de skate em espaços exteriores, estas rampas serão as primeiras a existir num rooftop, o que permitirá aos seus adeptos, tanto adultos como crianças, ter uma experiência diferente.

 

Horário de funcionamento do IDB Rooftop:
Quinta-feira, das 12h às 21H
Sexta-feira, das 12H00 às 22H00
Sábado, das 12H00 às 22H00
Domingo, das 12H00 às 20H00
Segunda, terça e quarta-feira, encerrado

 

Rooftop do Bairro Alto Hotel (Lisboa)

No Rooftop do Bairro Ato Hotel as bebidas refrescantes acompanham uma carta de refeições ligeiras ideais para o início de uma noite de verão. Situado no último piso do Bairro Alto Hotel, o Rooftop está de portas abertas a todos, hóspedes e comunidade local, e traz consigo uma paisagem que já conquistou fama internacional, deixando a nu o casario irregular de Lisboa que desce colina abaixo até mergulhar nas águas do rio Tejo.

Cocktails longos e frescos fazem companhia a uma carta composta por refeições ligeiras: dos rissóis de camarão às empadas de frango em vinha d’alhos, sem passar ao lado da paleta de porco preto com flores de funcho servido com tostas. A pensar em todos os gostos, existem ainda cocktails sem álcool como o Chai Mule (infusão de Chai, noz moscada e terminado com soja).

O espaço de fim de dia, ideal para desfrutar de um pôr-do-sol citadino, aposta em refeições ligeiras. Além dos snacks, na carta destacam-se saladas (da qual é exemplo a burrata lusa, húmus de ervilhas e pão de espelta tostado), sandes (patanisca de bacalhau com emulsão de limão e amêndoa) e sobremesas (como a mousse de chocolate negro, gelado de banana da Madeira e cacau), mas também ícones da pastelaria confeccionados diariamente no piso térreo. A acompanhar estas propostas gastronómicas há ainda vinhos, cervejas, bebidas espirituosas e sumos naturais. 

Subir ao sexto piso do primeiro boutique hotel de 5 estrelas da capital é contemplar o típico casario lisboeta à beira-rio, onde os cocktails e os snacks ligeiros convidam a saudar ao fim do dia e ao início de mais uma noite.

 

Rooftop Flores (Porto)

 

À sombra das laranjeiras e com os olhos postos na Sé do Porto, o verão no Rooftop Flores tem sempre temperaturas elevadas. A aquecer o ambiente, há um DJ de serviço todas as sextas e sábados, das 17h30 às 21h30, até outubro. 

Na carta do Rooftop Flores, há vários petiscos para confortar o estômago, desde tábuas de queijos e enchidos a sandes caprese, de salmão ou rosbife. Para beber, há vários cocktails com vinho do Porto, sangrias de vinho do Porto branco ou rosé, vinhos, cervejas e sidras. Há opções para todos os gostos e todas elas harmonizam na perfeição com a vista intimista sobre o centro histórico do Porto. 

A entrada no Rooftop Flores é gratuita e faz-se pela Rua da Vitória, nº 177.

 

Pine Cliffs Resort Rooftop (Algarve)

O Pine Cliffs Resort, em Albufeira, “reabriu” portas no dia 6 de junho com novas ofertas.

Uma das grandes novidade é, claro, o rooftop. Localizado no Maré at Pine Cliffs, restaurante e bar de praia, que apoia a concessão e que transformou o seu rooftop num lounge com vista mar privilegiada durante todo o dia.

O resort retoma a operação de forma faseada. Em termos de restauração, os clientes do Pine Cliffs Resort terão, para já, à disposição quatro restaurantes e bares: Corda Café, restaurante no coração do resort, a funcionar durante todo o dia; ; Mirador, ideal para beber um cocktail enquanto assiste ao por do sol; e Clubhouse, um espaço descontraído com vista para o campo de golfe. Os espaços abrem com novos menus, serviço de take away, refeições prontas a ir ao forno e opções familiares, em grandes formatos, ideais para famílias que preferem comer no alojamento. O room service foi também reinventado: será feito através dos restaurantes e os pedidos para entrega no alojamento serão deixados à porta. 
 
Os campos de Golfe, Padel e Ténis também estarão abertos e o Porto Pirata (aldeia das crianças) poderá ser utilizado com supervisão dos pais.

 

Mirante Rooftop Bar (Açores)


A Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel, em pleno Atlântico, na ilha de São Miguel, convida a descobrir as novas propostas gastronómicas do seu restaurante Magma e gastrobar Mirante Rooftop, construídas com base no que a ilha, e a natureza, agora oferecem. A celebrar o primeiro aniversário, este hotel açoriano reforça a aposta, mais do que nunca, em homenagear a essência do arquipélago e a transportar para a mesa o melhor dos Açores.
 
A cargo do chef João Alves, as novidades gastronómicas focam-se na sazonalidade e na sustentabilidade, e abraçam produtos da estação e de qualidade ímpar, com base numa ligação direta, estreita e muito próxima, com os produtores locais. As cartas, que mudam de três em três meses de forma a acompanhar a produção regional e a máxima qualidade dos ingredientes - e da equipa que os trabalha -, destacam o peixe – sempre na sua melhor época –, e a carne açoriana, quando esta se encontra disponível, sendo que a pimenta da terra, típica e tradicional dos Açores, é o único ingrediente transversal à carta todo o ano.
 
Num ambiente sofisticado e confortável, o restaurante Magma apresenta uma cozinha de sabores e técnicas regionais, com toques de história e natureza, apurados ao máximo através de uma visão contemporânea. O objetivo passa por reinventar a cozinha açoriana, elevando a outro patamar esta herança gastronómica e cultural. Destacam-se o ceviche de peixe dos Açores, feito diariamente com o peixe disponível na lota, o risoto de tinta de choco com polvo e lula frita, e a especial reinterpretação da queijada da Graciosa pela equipa, com base na receita tradicional.
 
Numa vertente mais arrojada, o Mirante Rooftop Bar, com uma deslumbrante vista para a ilha, segue um conceito de gastrobar, onde a inspiração é a cozinha do mundo. Este ano, numa vertente oriental, encontram-se opções como sushi e o caril vermelho de frango Tailandês, sendo que tudo é feito com produtos da ilha (excluindo os produtos de origem japonesa). “Desenvolvemos os conceitos do Magma e do Mirante Rooftop Bar de acordo com o máximo respeito pela sazonalidade e pelo que de melhor se encontra nos Açores. A estreita e forte ligação com os produtores locais permite-nos acompanhar o ciclo de vida dos vários ingredientes, desde o plantio e apanha, até que são apresentados aos nossos clientes, e incutir nos menus as épocas e timings em que podemos apreciá-los no expoente da qualidade e sabor. Respeitamos o que a ilha e a natureza oferecem, também numa vertente ambiental e de sustentabilidade, e no trabalho criativo dos diferentes produtos que temos disponíveis diariamente.”, explica João Alves, chef executivo do projeto. “Dedicamo-nos à simbiose entre o regional e o contemporâneo, o tradicional e o moderno, apurando sabores e receitas clássicas, de forma a levar o melhor dos Açores ao mundo, incluindo aos próprios portugueses”, reforça o chef João Alves.


A aposta, o respeito e a valorização dos produtos e produtores de São Miguel e da identidade regional definem o conceito dos dois projetos gastronómicos, onde a equipa coordenada pelo chef João Alves se dedica a consolidar a ligação entre o clássico e o contemporâneo, e a apresentar as referências imperdíveis do receituário açoriano ao mundo. De formação maioritariamente clássica, o chef João Alves encontra inspirações sobretudo nas pessoas com quem trabalha e nos locais, que preservam no seu dia-a-dia a base tradicional herdada das mães e avós, e a herança açoriana. O projeto visa, também, apoiar produtores com pegada ambiental positiva e contribuir gastronómica e economicamente para o desenvolvimento da ilha de São Miguel, distinguindo-se enquanto projeto de referência em São Miguel.


“Estamos empenhados em contribuir para o sólido crescimento gastronómico, social e económico da ilha, consolidando estas várias vertentes e identidades do arquipélago de forma a apresentar e valorizar a qualidade e diversidade das nossas ilhas. O balanço do primeiro ano de vida do projeto – que abriu em plena pandemia - é muito positivo: conseguimos crescer, consolidar a nossa equipa, e estamos muito motivados para continuar a valorizar a diferenciação dos produtos a que recorremos e as pessoas que trabalham connosco, além da inovação que o trabalho com o sazonal e sustentável requer.”, explica Joana Damião Melo, coproprietária e diretora da Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel.
 

Zambeze (Lisboa)

 

É com novas cores mas com os sabores intensos de sempre que o Zambeze Restaurante & Rooftop Bar reabre portas depois de uma remodelação total do seu espaço, dando lugar ao renovado conceito do restaurante que cruza a gastronomia moçambicana com a tradicional cozinha portuguesa. 

Nos últimos tempos, o Zambeze Restaurante & Rooftop Bar - situado em pleno centro histórico da cidade, no topo do Edifício EMEL (na encosta do Castelo e desfrutando da melhor vista da cidade) - reinventou-se, partindo para uma decoração moderna e cosmopolita, reforçando a oferta tipicamente moçambicana e tradicional portuguesa e sua proposta de bar na área exterior.

Para além das duas cómodas e sofisticadas salas do restaurante, o Zambeze Restaurante & Rooftop Bar dispõe de uma generosa esplanada exterior, perfeita para os finais de tarde alfacinhas, proporcionando um ambiente descontraído para saborear as bebidas e cocktails mais refrescantes da cidade, servidos com uma vista espetacular sobre a Baixa lisboeta e o Tejo.

Os sabores mantêm-se os de sempre, típicos da genuína gastronomia moçambicana e da cozinha tradicional portuguesa, onde se destacam o Caril de caranguejo, o Chacuti de pato e o Camarão à Laurentina, agora servidos nas loiças da coleção Amazónia, com peças Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, inspiradas na flora, fauna e gente da Amazónia. As especialidades do Zambeze são sempre bem acompanhadas pelos vinhos do Dão Casa da Ínsua e os queijos Serra da Estrela e compotas, também Casa da Ínsua.
 

Terraza Douro Sky Lounge (Porto)

O Terraza Douro Sky Lounge é o terraço do hotel Vincci Porto, localizado em Massarelos. A vista sobre a Ponte da Arrábida é privilegiada.

Disponível entre os meses de abril e outubro, de acordo com as condições meteorológicas, o Terraza tem uma oferta gastronómica rica, cocktails criativos, música ao vivo, festas e DJ.

Aos domingos à tarde, entre as 17h e as 21h, as "Vincci Fresh Sessions" estão de volta para animar os finais de tarde de verão.