À Roda da Alimentação – Sem Culpa nem Pecado

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

“À Roda da Alimentação Sem Culpa nem Pecado” é o novo programa semanal do Continente produzido e emitido pela Globo Portugal, com conceito criativo desenvolvido pela agência Fuel, e que estreia no próximo sábado, dia 27 de março, às 17h30, com a chef de Cozinha Natural Inês Simas. 


Neste programa, várias figuras públicas serão desafiadas a revelar o seu prato preferido, e a aprender a confecionar o mesmo de forma mais saudável, afastando a ideia de que temos de abdicar dos sabores tradicionais em nome da saúde e do bem-estar. 

O primeiro convidado da chef Inês Simas é o (também) chef Chakall, dono de restaurantes como o El Bulo Social Club e o Refeitório Senhor Abel, e juntos vão preparar a tão típica Açorda de Camarão. Depois do primeiro episódio, pela cozinha do novo programa vão passar mais caras conhecidas como a apresentadora Isabel Silva, que vai aprender a preparar uma tarte de framboesa saudável, a influenciadora digital Vanessa Alfaro que elegeu o Bacalhau com Natas como prato preferido, ou o ator Ricardo Pereira, que quer aprender a fazer Crumble de maçã e gelado de banana saudável. 

Esta nova edição do ‘À Roda da Alimentação’ terá 11 episódios e vai ensinar a comer sem culpa nem pecado depois da 1.ª edição ter andado, de norte a sul do país, a desmistificar o tema da alimentação saudável. Comer bem não significa comer pouco ou fugir de certos alimentos e numa dieta saudável é possível comer de tudo, desde que de forma equilibrada. 

Os pratos do “À Roda da Alimentação Sem Culpa nem Pecado” serão inspirados na Dieta Mediterrânica e na Roda dos Alimentos, recorrendo aos produtos da marca, abordando os temas de uma forma didática e pedagógica, com dicas e sugestões que incluem também o desperdício alimentar, os frescos, novas tendências e poupança. Todas as receitas apresentadas no programa foram pensadas e desenvolvidas por uma equipa de especialistas em nutrição. Com uma duração de 20 minutos, o programa aborda a escolha dos produtos, o momento de confeção e termina com os convidados à mesa. 

Inês Simas é autora de dois livros de culinária saudável e partilha receitas no blogue Cru com Pinta para ajudar os internautas a estabelecerem uma alimentação saudável nas rotinas do dia a dia. Abriu a sua própria cozinha - a Cru Kitchen - onde cria e trabalha as suas próprias receitas. Dá sessões de Coaching e Alimentação Saudável, formações de culinária, workshops e showcooking a particulares, empresas e em ativações de marca. 

O projeto ‘À Roda da Alimentação’ engloba todo o trabalho do Continente no âmbito da promoção da Alimentação Saudável em Portugal e teve início em 2018. A iniciativa reforça a importância de escolhas alimentares sustentáveis e o papel da marca nessa sensibilização, mas também na democratização da alimentação saudável. A plataforma quer dar resposta aos consumidores preocupados com o tema e que procuram informação credível. 

Promover a alimentação saudável é um dos compromissos da marca Continente, que dispõe de uma gama diversificada de produtos nutricionalmente equilibrados. Uma das principais iniciativas foi a melhoria nutricional dos produtos, que resultou na redução de 450 toneladas de açúcar, 60 toneladas de sal e 300 toneladas de gorduras saturadas em mais de 100 produtos, só no último ano. São vários os exemplos deste movimento entre eles os Iogurtes, Cereais, Bolachas, Refrigerantes, Batatas Fritas, Polpas de Tomate e Sopas de Take Away.