“A sua ajuda pode ser o que falta”, apela Banco Alimentar

Nova campanha de angariação de alimentos decorre dias 1, 2 e 3 de dezembro

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Em mais de 2.000 superfícies comerciais de todo o país será possível doar alimentos essenciais em nova campanha promovida pelo Banco Alimentar.

Sob o mote “a sua ajuda pode ser o que falta à mesa de uma família”, todos são convidados a participar, seja com a doação de produtos ou através de vales, disponíveis nas caixas dos supermercados. A campanha decorre também online.

A ação conta o apoio de 40.000 voluntários distribuídos pelas várias etapas, desde a recolha de bens alimentares, de preferência não perecíveis, à organização e distribuição pelas famílias “com carências alimentares comprovadas”. Arroz, massa, azeite, conservas, leite, açúcar e farinha são alguns dos produtos recomendados pelo Banco Alimentar.

“Desta vez temos um desafio acrescido. Serão três dias de trabalho intenso, justificado pela necessidade de tantas famílias que procuram este apoio alimentar. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), revelados muito recentemente, indicam um agravamento da taxa de pobreza, com 17% da população em risco de pobreza e às quais a solidariedade pode trazer algum conforto e esperança”, afirma Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, sublinhando ainda o impacto que a inflação e o aumento das taxas de juro dos créditos à habitação têm no aumento dos pedidos de ajuda das famílias portuguesas.