AÇORES EM DESTAQUE NO LOCAL STARS

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Nos próximos dois meses, o projeto Local Stars, resultado da parceria entre a TAP e o The Art of Tasting Portugal (TAOTP), destaca a Região Autónoma dos Açores com o queijo de São Jorge enquanto produto-estrela dos menus da classe executiva de todos os voos de longo curso da companhia aérea. As criações são do chef açoriano Cláudio Pontes e dão a conhecer esta região, bem como este produto icónico e endógeno, a todos os passageiros da companhia aérea.
 

Em maio e junho, o chef natural da ilha de São Miguel destaca o queijo de São Jorge, produzido apenas no arquipélago dos Açores, a par de outros produtos regionais como o atum e o ananás, num menu que apresenta lâminas de atum, rúcula e queijo de São Jorge como entrada, lombo de novilho à Micaelense, molho de queijo de São Jorge e pak choi como prato principal e, para sobremesa, pudim de ananás dos Açores. O queijo São Jorge é produzido em exclusivo na ilha de São Jorge desde a sua descoberta, em meados do século XV, e cujas características únicas resultam das condições climatéricas da ilha, que originam pastagens de culturas variadas. Feito a partir de leite de vaca, coalho e sal, este queijo tem um aroma forte e sabor ligeiramente picante sendo, além de um ícone regional, um produto de excelência reconhecido a nível nacional e internacional.
Cláudio Pontes é um dos chefs convidados do The Art of Tasting Portugal desde a sua origem, sendo o chef responsável por uma das experiências gastronómicas mais procuradas a nível turístico, em São Miguel. 

Resultado da partilha de valores relativos à promoção da Portugalidade e do país, das regiões e dos seus produtos através da gastronomia, esta parceria entre a TAP e o TAOTP, anunciada em março, concretiza-se nos próximos dois anos nas refeições da classe executiva de todos os voos de longo curso e promove, a cada 2 meses, uma região diferente e respetivos produtos, trabalhados por um chef português. Em 2023 e 2024, a região, o produto-estrela e respetivo menu (composto sempre por entrada, prato principal e sobremesa) são alterados, de forma a percorrer todo o território nacional e a respeitar ao máximo a sazonalidade dos ingredientes.