Agricultura com apoios extra de 27 milhões de euros

José João Santos

José João Santos

A Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, esteve quarta-feira à noite em Viana do Castelo, na gala de anuncio e entrega de prémios “Os Melhores Verdes 2022”, promovida pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

A governante aproveitou a ocasião para reforçar os apoios que serão dados ao setor agrícola para minimizar o impacto do aumento das matérias-primas, rações e fertilizantes. No total, até setembro estão previstos apoios de 9 milhões de euros resultantes da reserva de crise da União Europeia, aos quais se juntam 18 milhões do Orçamento de Estado português, perfazendo um total de 27 milhões de euros de apoios.

A ministra explicou ainda que, no caso do vinho, os seis milhões de euros previstos para promoção dos vinhos portugueses nos mercados russo e ucraniano serão reafetados para ações noutros mercados externos, num total de 10 milhões de euros. A ministra compromete-se com o objetivo de atingir os mil milhões de euros em exportações de vinhos portugueses já em 2023.