Alentejo lança campanha focada na sustentabilidade

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Redação

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Iniciativa pretende incentivar os consumidores a premiar quem produz de forma sustentável e pensa no futuro da região.


“Desde 2015 a trabalhar para ficar tudo na mesma”: este é o mote da campanha que a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) lançou para despertar os consumidores para a urgência da mudança de paradigma e para a adoção de comportamentos sustentáveis, ao mesmo tempo que dão a conhecer a aplicação, na região, do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA).
Manter a região tal como a conhecemos é o objetivo do PSVA, que surgiu em 2015 e conta já com 632 membros, que representam 58% da área de vinha do Alentejo. Para além dos benefícios ambientais que traz ao implementar uma vitivinicultura que respeita os recursos naturais, a biodiversidade e o ritmo da natureza, a adoção ao PSVA resulta, ainda, em assinaláveis vantagens económicas para os produtores e, consequentemente, para a economia de toda a região.
“Queremos que os consumidores sintam que, ao optarem por um vinho alentejano de produção sustentável, estão a premiar os produtores que se preocupam em produzir vinho, respeitando os recursos naturais e contribuindo para melhorar o presente e o futuro da região: mais recursos ambientais e económicos e, consequentemente, melhores condições sociais”, salienta Francisco Mateus, presidente da CVRA.
A campanha que estará online nas principais plataformas digitais nacionais – das redes sociais até à imprensa – pretende chegar a diferentes gerações que encaram a sustentabilidade com diferentes graus de importância, sensibilizando o consumidor final para o consumo de vinhos produzido de uma forma sustentável.