Amorim compra 50% de empresa italiana

Cerca de 50 milhões de euros

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

A Corticeira Amorim torna-se a nova parceira da família Getto na liderança da produção de muselets para espumosos.A empresa tem sede em Ivrea, perto de Turim, foi comprada pela Amorim por um valor de € 48,66 milhões de euros.

 

O Grupo é constituído por 17 empresas que se movem em diversos setores tendo como principal actividade a produção e a comercialização de muselets com uma equipa de cerca de 340 colaboradores e presença em mais de 30 países.

 

A filial mais relevante do Grupo SACI é a I.C.A.S. - Industria Canavesana Attrezzature Speciali S.p.A. (ICAS). ICAS foi fundada em 1956 em Ivrea, por Bruno Getto. O Sr. Getto definiu como objetivo satisfazer os pedidos específicos dos primeiros produtores italianos de vinho espumante, ao criar e desenvolver uma máquina automática de grande precisão com o intuito de industrializar a produção de muselets, que até à data era feito manualmente. ICAS é atualmente o principal produtor mundial de muselets. "Os investimentos contínuos em R&D, a utilização de maquinaria de ponta e a sua equipa altamente qualificada, apoiam uma gama diversificada e tecnologicamente avançada de produtos com qualidade e exclusividade reconhecidas pelos seus clientes, ao mesmo tempo que, em última análise, proporcionam aos consumidores finais uma experiência fiável ao abrir a garrafa", pode ler-se em comunicado enviado pela corticeira.

O Grupo SACI tem vindo a expandir a sua gama de produtos, que inclui também tampas e cordões de arame, vedantes para as indústrias do Vinho e do Champagne, oferecendo soluções individuais e eficientes para os seus clientes. O Grupo também fornece apoio técnico às caves, que vai desde a consultoria à instalação dos seus sistemas de transporte e manuseamento, até aos sistemas de engarrafamento. As suas principais instalações industriais estão sediadas em Itália, Alemanha e Portugal e os seus mercados geográficos mais significativos são Itália,França e Alemanha.


Na sequência da decisão da família Perlich de vender a sua participação, os acionistas do Grupo SACI procuraram um sócio que pudesse partilhar a sua visão do negócio e que, portanto, fosse capaz de compreender o setor, colaborando no crescimento e sucesso do Grupo. Esta operação também foi possível pelo conhecimento histórico das famílias Getto e Amorim.

Através desta operação, "a Corticeira Amorim adquire uma participação significativa num grupo com uma forte carteira de produtos, uma excelente base de clientes, um elevado nível de prestígio e reconhecimento no mercado internacional, um reforço d a sua presença na cadeia de fornecimento do vinho, esperando alavancar o know-how técnico, a perícia e a competência do Grupo SACI, fortalecendo a sua presença no mundo".