AMPV vai distinguir Essência Company

Associação celebra 17º aniversário na nova sede

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Dia 30 de abril, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) vai celebrar o 17º aniversário na nova sede, a Casa do Campino, em Santarém. Serão quatro os momentos que vão marcar as comemorações deste ano: a inauguração da Sede Nacional, a entrega dos Prémios Prestígio, a eleição da Cidade do Vinho 2025 e a entrega de placas de adesão a 25 novos municípios associados.

O secretário-geral, José Arruda, faz um balanço muito positivo do percurso da AMPV e explica que "o vinho, o enoturismo e a gastronomia são áreas estratégicas para o nosso país, por isso, temos agregado os municípios para, em conjunto, desenvolvermos projetos e ações que valorizem e promovam todo o potencial endógeno dos territórios".

A eleição da Cidade do Vinho 2025 é feita na reunião extraordinária da Assembleia Intermunicipal da AMPV, às 16h00, onde serão também admitidos 20 novos municípios associados. 

"A AMPV está no caminho certo. Estamos confiantes de que brevemente conseguiremos atingir o nosso objetivo de termos nesta nossa rede de trabalho 50% do total dos municípios portugueses", afirma Luís Encarnação, presidente da AMVP.

Alguns dos principais projetos da associação são também a eleição da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal (anteriormente designada de Rainha das Vindimas de Portugal), o Concurso Enológico Cidades do Vinho, o Festival Nacional da Canção Rural, a atribuição do título Cidade do Vinho ou a Rede das Freguesias Vinhateiras, Olivícolas e Corticeiras.

Ainda na noite de 30 de abril, durante o jantar comemorativo, serão entregues os Prémios Prestígio AMPV. As entidades e personalidades distinguidas este ano são: Leonor Freitas (Prémio Personalidade do Ano), CNOIV - Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, no âmbito dos 100 anos da OIV (Prémio Entidade do Ano), Museu do Pico (Prémio Museu do Vinho), e Essência Company (Prémio Enoturismo).

A atribuição destes prémios surgiu na comemoração do primeiro aniversário da AMPV e tem continuado, ao longo dos anos, “num gesto de reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido nas áreas do vinho, do enoturismo e do mundo rural”.

 

Essência Company

“A Essência Company celebra, em 2024, os 20 anos do maior evento de vinhos do país, o Essência do Vinho - Porto. A comemoração também é marcada pela segunda edição da iniciativa Wine & Travel Week, inaugurada em 2023.

Os eventos promovidos pela Essência Company proporcionam a prova dos melhores vinhos do país e a troca de ideias com empresários de enoturismo. Reúnem centenas de produtores, jornalistas especializados e profissionais nacionais e internacionais.

O Wine & Travel Week é um momento de destaque e afirmação internacional da oferta portuguesa de enoturismo e dos ativos turísticos das regiões, permitindo alcançar os mercados e segmentos que mais procuram estas experiências.”

 

Leonor Freitas

“Leonor Freitas é proprietária da empresa Casa Ermelinda Freitas. É licenciada em Serviço Social e durante 20 anos trabalhou para o Ministério da Saúde, em Setúbal. No final da década de 90, a morte do pai levou-a a abandonar o emprego e a assumir a liderança da empresa vinícola da família, fundada pela sua avó Leonilde Assunção em 1920 em Fernão Pó, no concelho de Palmela.

Uma das suas primeiras decisões foi adquirir mais terras para dar resposta às necessidades do mercado e neste momento a herdade ocupa uma área de mais de 500 hectares, produzindo milhares de litros de vinho.

Em 2009, Leonor Freitas recebeu a comenda da Ordem do Mérito Agrícola do Estado Português, entregue pelo então Presidente da República Cavaco Silva.”

 

Comissão Nacional da OIV

“No âmbito das comemorações do centenário da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), durante o ano de 2024 esta Organização Internacional lançou a Rede Internacional de Cidades da Vinha e do Vinho. Esta iniciativa visa fomentar a colaboração e cooperação entre cidades/localidades de todo o mundo que tenham uma ligação significativa à viticultura, à produção de vinho, e que façam ou queiram fazer parte da história da OIV.

A CNOIV tem como objetivo a promoção de fóruns de discussão e análise de assuntos relevantes para todos os intervenientes da fileira vitivinícola, nos seus diferentes segmentos económicos. Tem contribuído para a criação e partilha de conhecimento técnico-científico, constituindo um veículo eficaz na transmissão dos interesses nacionais perante as instâncias internacionais.”

 

Museu do Pico

“Enquadrado na categoria de Museu Regional, o Museu do Pico reúne as extensões do Museu dos Baleeiros, na vila das Lajes, do Museu da Indústria Baleeira, na vila de São Roque, e do Museu do Vinho, na vila da Madalena.

Os três polos/núcleos museológicos assumem-se como instrumentos capazes de propiciar a valorização do património cultural da ilha do Pico e de colaborar na construção da sua identidade, fazendo o levantamento, a preservação, o estudo e a divulgação das suas memórias coletivas, associadas aos históricos ciclos regionais da baleação e da vitivinicultura.”