Angélus: terceiro a abandonar classificação Saint-Émilion

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

O conceituado Château Angélus será o terceiro Premier Grand Cru Classé A a retirar-se da classificação de Saint-Émilion, distintivo que ostenta desde 2012. Decidiu retirar a candidatura à renovação na sequência da decisão de um tribunal criminal de Bordéus, no mês passado, em multar o co-proprietário, Hubert de Boüard, depois de o considerar culpado de um conflito de interesses ilegal durante a elaboração da classificação de Saint-Émilion em 2012, de acordo com uma notícia no jornal francês L'Express Style de Vie. Na altura, de Boüard ocupava um cargo superior no organismo nacional de denominação, o INAO, sendo igualmente uma figura de destaque no organismo de Saint-Émilion, o ODG.


Stephanie de Boüard-Rivoal, a filha, que assumiu a gestão da propriedade em 2012, declarou recentemente numa entrevista que “o sistema atual não se adequa aos desafios da denominação”. Nesse sentido, o Château iria “concentrar-se na tarefa principal, que é cuidar do terroir e produzir grandes vinhos”.

Em agosto, já Cheval Blanc e Ausone saíram do sistema de classificação de Saint-Émilion, argumentando que os critérios de avaliação se afastavam demasiado dos aspetos fundamentais do terroir, do vinho e da história. “Outros elementos secundários tiveram demasiada importância na avaliação final”, referiram Pierre Lurton e Pierre-Olivier Clouet da Cheval Blanc à revista Terre de Vins.

A classificação foi criada em 1955 como classificação competitiva, a ser renovada cada década por um painel de peritos independentes com base em critérios pré-publicados e dando um peso significativo à degustação dos próprios vinhos.