António Ventura assume Adega de Cantanhede

Experiente enólogo é a escolha da cooperativa bairradina para substituir Osvaldo Amado

Fotografia: Arquivo
José João Santos

José João Santos

António Ventura será o novo enólogo consultor da Adega de Cantanhede. Ao que a Revista de Vinhos apurou, Ventura será formalmente apresentado aos associados da cooperativa na próxima semana.

“Já o conheço de há muito tempo. Expliquei-lhe o nosso projeto e ele tem uma excelente equipa. É muito bom termos uma figura como ele connosco”, disse-nos Vitor Damião, o presidente da Adega de Cantanhede. 

António Ventura foi eleito “Personalidade do Ano no Vinho 2021” pela Revista de Vinhos e tem um currículo invejável no nosso país, sendo bastante acarinhado entre pares. Em Cantanhede encontrará uma cooperativa que possui na atualidade 500 associados ativos, que representam cerca de um milhar de hectares.

Nos últimos 12 anos, Cantanhede teve Osvaldo Amado por consultor de Enologia. A saída de Osvaldo estava a ser negociada nas últimas semanas e concretizou-se através de rescisão amigável. O enólogo continua entretanto ligado à Global Wines, com coração operativo no Dão, e prepara-se para reforçar o projeto pessoal de vinhos, muito focado na Bairrada.