Bernardo Gouvêa é o novo presidente do IVV

Fotografia: Fotos D.R.
Nuno Guedes Vaz Pires

Nuno Guedes Vaz Pires

Desde Junho de 2018, Bernardo Gouvêa ocupava o cargo de Presidente da Direção da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

 

Com competência na matéria, adquirida na sua formação académica e ao longo do seu percurso profissional, todo ele desenvolvido no setor do vinho, Bernardo Gouvêa será o novo Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho I.P.. assumindo, desta forma, a liderança do Instituto Público que tem como missão coordenar e controlar a organização institucional do setor, acompanhar a política da UE e preparar as regras para a sua aplicação, participar na coordenação e supervisão da promoção dos produtos vitivinícolas, entre outras.

Licenciado em Estudos Portugueses pela Universidade Católica e com um MBA obtido na Universidade Católica Portuguesa, desempenhou cargos de administração e direção nalgumas das maiores empresas do setor do vinho, como a Bacalhoa Vinhos de Portugal, Esporão e Companhia das Quintas. Participou nos Conselhos Gerais da Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior e Lisboa. Integrou o grupo de trabalho do segundo Estudo Porter sobre o sector dos vinhos em Portugal. Foi diretor não-executivo da ANCEVE.

Era, desde Junho de 2018, Presidente da Direção da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

A sua visão a 360 graus do setor será, certamente, uma mais-valia para o desempenho de um cargo tão vital para a performance de um setor primordial e com acentuado relevo na agricultura, no território, na economia e cultura portuguesas, bem como na afirmação de Portugal dentro e fora de portas.