Brut Experience: 33 espumantes com ouro e prata

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Foram a concurso 108 espumantes, de várias nacionalidades: portugueses, franceses, espanhóis, italianos, moldavos e alemães. Bairrada e Alentejo foram as regiões portuguesas em destaque num concurso onde foram atribuídas nove Medalhas de Ouro e 24 de Prata.

 

Os resultados do 2º Concurso Internacional Brut Experience foram anunciados no passado sábado no Lisbon Marriot Hotel, em Lisboa, no decorrer do evento com o mesmo nome, que reuniu quase 30 produtores de espumantes portugueses e internacionais.

De entre os 108 espumantes presentes a concurso, o júri, constituído por docentes universitários, jornalistas, bloggers, enólogos, escanções e comerciantes de vinhos portugueses e de outros países europeus, selecionou 33, que foram galardoados com medalhas de ouro e prata (ver lista de premiados em anexo). Este ano não foram atribuídas medalhas de Prestígio, alcançáveis para espumantes com 95 pontos ou mais em 100 na competição, apesar de algumas marcas terem andado no limiar deste patamar.

No concurso, onde são apenas atribuídas medalhas a 30% dos vinhos em competição, estiveram presentes espumantes oriundos das regiões portuguesas dos Vinhos Verdes, Douro, Dão, Bairrada, Távora Varosa, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Algarve, Alentejo e Madeira, França e Alemanha. Destaque, entre as regiões portuguesas, para a Bairrada, que conquistou oito medalhas, seguida do Alentejo, com sete e dos Vinhos Verdes, com quatro. Entre os concorrentes do resto do mundo, Alemanha e França foram os países mais galardoados, com duas medalhas cada um.

O Concurso Internacional Brut Experience 2019 decorreu no dia 17 de Maio no Holliday Inn Lisboa-Continental, e classificou espumantes Brutos e Brutos Naturais, portugueses e do mundo, em prova cega, nas diversas categorias – Jovem, Reserva, Super Reserva, Grande Reserva e Grande Reserva Extra – pelo seguinte painel de jurados: Alexandra Mendes; Antonina Barbosa; Arlindo Santos; António Mendes Nunes; Arminda Ferreira; Bruno Antunes; Gabriela Marques; Janna Rijpma-Meppelink; Jorge Ricardo da Silva; João Barbosa; José Domingues; José Silva; Luis Antunes; Manuel Moreira; Marco Moreira da Silva; Nuno Martins Silva; Pierre-Yves Bournerias; Salvador Manjón; Sebastian Bordthauser; Sérgio Antunes; Simion Croitoru; Vasco Penha Garcia e Valéria Zeferino.