Burguesia regressa à Casa do Vinho Verde

Elegância da arquitetura e design do século XIX recriada no Sleep In – Royal Edition

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

De 3 e 13 de abril, a Casa do Vinho Verde recebe a 6ª edição do Sleep In – Royal Edition, uma mostra de arquitetura e design de interiores que irá recriar os espaços do Palacete Silva Monteiro, convergindo o passado e o presente.

No evento participarão 13 profissionais de referência que, ao atribuir uma narrativa diferente a cada sala e a cada personagem, vão reinterpretar a vida burguesa da cidade do Porto na segunda metade do século XIX. 

Ao mesmo tempo, o objetivo é promover marcas premium e profissionais de arquitetura e design de interiores a nível nacional e internacional, tais como Miguel Costa Cabral, Nuska Themudo (Open Life), Sandra Pinto e Miguel Ferraz (Casa 23), Ana Paiva, Geotoni, Geovani Prado e António Aroso, Cristina Archer e Nelma Serpa Pinto (The Studio Interiores), Paula Franzini, Ana Lencastre (Lencastre Interior Design), Patrícia Nascimento da Fonseca e Maria J. Carneiro (Sete Chaves), Fabián Pellegrinet Conte, Ginha Teixeira Pinto (DonaVila), Carlos Santos e Margarida Ferreira da Silva (AM Living) e Sónia Carvalho (Dama de Paus).

A programação integra showcookings, provas de Vinhos Verdes, fado, artes performativas, pintura ao vivo, leilões de arte, entre outras propostas.

Durante 10 dias, a Casa dos Vinhos Verdes – Palacete Silva Monteiro transforma-se na morada de personagens criadas por Dina Souto Rosa, mentora e promotora do evento, para inspirar a decoração do edifício. Ludvic Constance Timothe, “nobre belga, perfumista principal de várias casas reais europeias”, Sebastião de Santa Maria, “descendente do Conde Silva Monteiro e herdeiro da arte do acolhimento que o legado do Palacete”, e Ingrid Martha, “jovem princesa europeia que renunciou à realeza para se dedicar ao yoga e ao hinduísmo” são alguns dos habitantes temporários.

“A Casa do Vinho Verde abre portas à 6ª edição do Sleep In – Royal Edition no ano em que comemora os 200 anos do nascimento do Conde Silva Monteiro, dando uma nova vida ao Palacete e ocupando as várias salas com histórias de personagens que podiam, perfeitamente, ter frequentado os saraus do Conde”, explica Dora Simões, presidente da Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Diariamente, entre as 15:00 e as 21:00, os visitantes podem conhecer as propostas dos arquitetos e decoradores presentes e participar nas ações do programa. Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline (5€).