Certificação em sustentabilidade 

 
Redação

Redação

A próxima Climate Talk by Porto Protocol terá lugar no dia 15 de julho e irá debruçar-se sobre as diferentes perspetivas da certificação e os padrões de sustentabilidade na indústria do vinho, na sequência das múltiplas certificações em sustentabilidade que têm vindo a crescer ao longo das últimas décadas. 


Várias questões vão estar “em cima da mesa”: Está o conceito de sustentabilidade estabilizado no mundo do vinho? Estão os consumidores conscientes do significado de “sustentabilidade” em cada uma das regiões? Como podem ser comparadas as normas com diferentes âmbitos de aplicação? A pegada de carbono está integrada nos processos de certificação sustentável? As certificações são adequadas para empresas de diferentes dimensões? Que critérios podem ser utilizados para escolher a certificação mais adequada? A diversidade de logótipos na garrafa está a confundir o consumidor?

São estes os especialistas de diferentes regiões que irão partilhar a sua experiência:

Patricio Parra, diretor- executivo do Consórcio de I&D no Vinos de Chile, que é a instituição responsável pela gestão do Código de Sustentabilidade da Indústria Vinícola do Chile. É também co-presidente do grupo de trabalho de Sustentabilidade Ambiental da FIVS. Trabalha há mais de 20 anos no campo da sustentabilidade e gestão de projetos de inovação com experiência nacional e internacional. Licenciado em Agronomia pela Universidade Católica do Chile, tem mestrado em Agricultura Ecológica pela Universidade de Wageningen, na Holanda. Tem igualmente um diploma em Gestão Estratégica de Sustentabilidade.

Allison Jordan é vice-presidente para os assuntos ambientais do Wine Institute e diretora-executiva do California Sustainable Winegrowing Alliance, onde é responsável pela supervisão dos programas California Sustainable Winegrowing e Certified California Sustainable Winegrowing, além de representar o Wine Institute no conselho de administração da National Grape Research Alliance. Tem um mestrado em Políticas Públicas pela Goldman School da Universidade da Califórnia Berkeley e um B.A. em Psicologia pelo Allegheny College. Atualmente é bolseira no programa American Marshall Memorial Fellowship do German Marshall Fund.

João Barroso é coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que faz parte da CVR Regional Alentejana, coordena e monitoriza o desempenho de sustentabilidade da maior região vinícola de Portugal. Conduz investigação e assiste os produtores na implementação das melhores práticas disponíveis, promovendo simultaneamente a troca de conhecimentos entre os membros do programa. Os seus conhecimentos incluem a viticultura sustentável e a produção de vinho, alterações climáticas, prevenção da poluição, eco-eficiência e edifícios verdes.