Chef Tanka Sapkota apoia famílias da Grande Lisboa

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Ao longo de um mês, o chef Tanka Sapkota – proprietário de quatro restaurantes em Lisboa (o Come Prima, o Forno d’ Oro, o Il Mercato e a Casa Nepalesa), andou pelas ruas de Lisboa a distribuir pizzas quentes às famílias carenciadas apanhadas desprevenidas pela pandemia de Covid-19. 


Desde o dia 16 de junho, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, o forno móvel do chef Nepalês percorreu as 24 freguesias da capital, recomeçando todos os dias a árdua tarefa de montar tudo e fazer centenas de pizzas para serem distribuídas a quem mais precisa. A iniciativa culminou no dia 16 de julho com a distribuição de pizzas a pessoas em situação de sem-abrigo.

Sob o lema “Não podemos mudar o mundo, mas podemos ajudar a melhorá-lo”, Tanka Sapkota e a sua equipa sentem muito orgulho no trabalho desenvolvido nesta ação solidária, que entre ONG, IPSS, associações de moradores e voluntários, juntou cerca de 500 pessoas. Ao todo, foram oferecidas mais de 10.500 refeições quentes, pizzas napolitanas como as que são degustadas pelos clientes nos restaurantes do chef Tanka Sapkota – que foram distinguidas na lista das 20 melhores do mundo. 

O forno móvel do chef, um objeto raro e dispendioso, viajou diariamente pelas 24 freguesias de Lisboa, chegando a mais de 2.500 famílias. Todos os dias, a partir das 16h, a equipa do chef e o próprio Tanka Sapkota faziam centenas de pizzas, que eram transportadas quentes e distribuídas nas casas das pessoas à hora de jantar, noite dentro.

“Estou muito feliz com os resultados desta ação de beneficência que levámos a cabo em junho e julho na cidade de Lisboa”, afirma o chef Tanka Sapkota. “Acredito que é nas alturas difíceis que temos a obrigação de dar à sociedade. Como tal, sinto que cumpri o meu dever.”

O vereador responsável pela Proteção Civil da Câmara Municipal, Carlos Castro, concorda que a ação solidária liderada pelo chef Tanka Sapkota foi um sucesso: “Correu muitíssimo bem esta iniciativa – tanto pela mobilização de muitos agentes locais: Juntas de Freguesia, associações de moradores e clubes da cidade, como pela forma das pessoas manifestarem o seu agrado por esta oferta do Chef Tanka”, refere Carlos Castro. “A situação pandémica que vivemos, além da dimensão da saúde, está a provocar uma crise económica e social com impacto profundo em muitas famílias. Este projeto de apoio alimentar do Chef Tanka é uma ajuda muito importante, que alcança mais de 2.500 famílias da cidade de Lisboa. Esta atitude e, sobretudo, este exemplo de um empreendedor de sucesso da nossa comunidade, e uma referência mundial no mundo das pizzas, demonstra como Lisboa conta com pessoas generosas e que prezam a sua cidade e as suas gentes”, reforça o vereador Carlos Castro.