Chef Vítor Sobral abre restaurante na ilha Terceira

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Ao fim de 25 anos a viajar para os Açores e a maravilhar-se com os produtos destas ilhas, o Chefe Vítor Sobral abre finalmente o seu primeiro espaço gastronómico neste arquipélago – um projeto que se pretende longo e duradouro. Em setembro de 2021, na Ilha Terceira, nos Açores, abriram as portas da Oficina da Esquina, na cidade de Angra do Heroísmo, Património Mundial da UNESCO. Inserido no hotel The Shipyard, propriedade de um terceirense de alma e coração, Raimundo Borges, este restaurante nasce do encontro de vontades entre o empresário e o Chefe Vítor Sobral em 2019, antes da pandemia. Dois anos depois, concretizou-se a meta de dotar a ilha Terceira com um projeto diferenciador. 


No lugar das antigas oficinas da Câmara Municipal nasceram um hotel, o The Shipyard, e um restaurante, a Oficina da Esquina, inspirados na ligação ao mar e no imaginário dos paquetes e dos iates. Esta foi uma das principais âncoras deste projeto, que quer alargar a proposta gastronómica da ilha em matéria de diferenciação. O peixe fresco, pescado no dia, será um dos protagonistas naturais da carta da Oficina da Esquina, confecionado segundo a filosofia de sempre do Chefe Vítor Sobral. À semelhança das outras Esquinas criadas há mais de 10 anos, em Portugal continental e no Brasil, a aposta é na “cozinha regional, tradicional e lusófona”, com a técnica e o talento acumulados ao longo de uma carreira de mais de 30 anos. 

Tártaros, marinados, moquecas e arrozes de peixe serão algumas das propostas do Chefe, sendo a quase totalidade dos produtos usados proveniente dos Açores. “Vou aproveitar e valorizar os belíssimos produtos da Terceira – o cherne, o lírio, as lapas, as batatas, a manteiga, o leite, a carne de qualidade superior… – e apresentar pratos inovadores, trabalhando para ser uma referência gastronómica no arquipélago”, afirma o Chefe Vítor Sobral. O princípio da sustentabilidade também se aplica neste restaurante, como em todas as Esquinas do Chefe. Na carta haverá bochechas de porco, língua de vaca e chispe de porco, para dar um exemplo de aproveitamento, e muitas opções com a belíssima carne de vaca dos Açores. Há ainda espaço para mais surpresas, como o tártaro de novilho, assim como os muitos queijos da ilha. A carta de vinhos é outro dos pontos fortes do restaurante. Os vinhos nacionais de topo, em particular os açorianos, têm lugar de destaque, mas há também vinhos franceses, espumantes, Madeiras e Portos. 

“Os Açores são um destino de sonho para qualquer chef, pela qualidade, a riqueza e a diversidade dos seus produtos. Espero poder contribuir para valorizar a gastronomia dos Açores com este primeiro projecto na Terceira”, defende o Chefe Vítor Sobral, que desde sempre tem uma forte ligação a esta ilha.