Concurso Mundial de Bruxelas altera destino

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

Luxemburgo será o próximo palco deste concurso internacional de vinhos. A edição inicialmente prevista para Yinchuan (Ningxia) realizar-se-á em 2022.

 

 
A próxima edição do Concurso Mundial de Bruxelas (CMB), que iria ter lugar entre os dias 21 e 23 de maio em Yinchuan, Ningxia, China, irá acontecer, nos mesmos dias, no Luxemburgo, uma década depois de o Grão Ducado ter recebido a prova.


O concurso terá assim lugar no centro de congressos e de exposições, o LuxExpo, situado no bairro de negócios da cidade do Luxemburgo. Oportunidade para visitar as cinco regiões vinícolas existentes no país, marcadas pelo vale do Mosel, que separa o Luxemburgo da Alemanha, ao longo de 42 quilómetros. E apreciar, uma década depois, qual a evolução registada nos vinhos luxemburgueses, com destaque para o inevitável Cremant. Uma coisa é certa: com cerca de 20% da população do Grão Ducado de origem portuguesa, o contingente nacional que habitualmente toma parte deste concurso irá sentir-se em casa.


Com Schengen a sul e Wasserbilig a norte, mais de 340 viticultores granjeiam quase 1300 hectares de vinhas, das quais 90% são plantadas com castas para produção de vinhos brancos e espumantes.