Concurso Mundial de Sauvignon 2021 em Torres Vedras

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

Torres Vedras vai acolher a 12.ª edição do Concurso Mundial de Sauvignon, marcada para os dias 12 e 13 de março de 2021. Pela primeira vez, o maior e mais importante concurso internacional de vinhos Sauvignon irá decorrer em Portugal, num território que foi eleito Cidade Europeia do Vinho em 2018.


“Para nós, é extremamente relevante podermos acolher o Concurso Mundial de Sauvignon” afirma o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes. O território pauta-se pela relevância da vinha e do vinho, tendo em conta o impacto na economia, mas também na sua dinâmica social e cultural.

O Concelho conta com cerca de 6.000 hectares de área total de vinha, que se espalha pelas encostas. A diversidade do clima, dos solos e das castas contribuem para a variedade de vinhos produzidos. E se o Tejo é a região portuguesa mais significativa para o Sauvignon Blanc, a verdade é que Torres Vedras beneficia da influência do Oceano Atlântico, originando vinhos com carácter e elegância.

“Dos vinhos produzidos, os tintos são encorpados e cheios de cor, muito secos, podem envelhecer vários anos e adquirem com o envelhecimento uma qualidade notória” escreveu Vasco d’Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa entre 2011 e 2018, a propósito dos vinhos de Torres Vedras. Sobre os brancos, caracterizava-os como “decididamente aromáticos sem excessos e são muito procurados para acompanhar iguarias várias.”

Todos os anos, o Concurso Mundial de Sauvignon reúne produtores, sommeliers, distribuidores, jornalistas e influenciadores para provar e avaliar alguns dos melhores vinhos Sauvignon Blanc do mundo. Vinte nacionalidades, incluindo África do Sul, Nova Zelândia e Estados Unidos, são representadas no painel de degustação, garantindo a diversidade que diferencia este concurso.

Em 2020, o Concurso Mundial de Sauvignon contou com 1110 vinhos de 24 produtores de todo o mundo em competição. Em 2021, o evento internacional promete reunir os melhores Sauvignon Blanc em Torres Vedras, reforçando o território como destino de excelência no âmbito do enoturismo.