Conheça a edição do mês de maio da Revista de Vinhos

Enoturismo, um desígnio nacional

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

O enoturismo parece bem encaminhado para representar quase 20% da faturação global da indústria do vinho. Portugal está no bom caminho, aliando aos modelos mais tradicionalistas uma diversidade eclética de ofertas. Exemplo disso é o Douro. Nesta edição de maio, partimos do Peso da Régua para descobrir os melhores spots pelas redondezas.

É ainda na região que vão crescendo autênticos Bagos d´Ouro. O projeto de apoio social, muito impulsionado por Luísa Amorim, tem motivado sorrisos em várias crianças e, mais importante, apresenta resultados francamente motivadores.

Pelo Alentejo antecipamos o investimento de monta que a Adega da Cartuxa prepara, numa fase em que se assinalam os 60 anos da Fundação Eugénio de Almeida. Entrevistamos ainda Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, que traça o retrato atual do Alentejo destes dias.

Os “orange wines” estão em voga e são o tema da prova temática desta edição, que apresenta também uma memorável viagem pelo tempo com a  Niepoort – do Porto Tawny Colheita 1937 à estreia do Porto Vintage 2022.

Nesta edição, a Revista de Vinhos inaugura duas novas secções: “O Negócio do Vinho” foca os atores da distribuição e da comercialização, neste primeiro avanço com a Portugal Vineyards; “Mesas Clássicas de Portugal” é um tributo aos restaurantes tradicionais do nosso país, àqueles do conforto e do regresso com vontade.

Uma incursão à Lombardia (Itália), uma visita à cerâmica Costa Nova, preguiçar na Ode Winery ou provar um prato nada óbvio na Ericeira são outros motivos de leitura a não perder, na versão impressa ou online da sua revista.