Conhece o perfil de quem visita o Essência do Vinho – Porto?

Os wine lovers gastam mais de 125,00€ em compras mensais de vinho e o evento gera um impacto de 16,5 milhões de euros na cidade

Fotografia: Fabrice Demoulin
Redação

Redação

Essência do Vinho – Porto, a principal experiência do vinho em Portugal, conheceu a 20ª edição em fevereiro. Os estudos de públicos efetuados pelo ISAG – European Business School (ISAG-EBS) e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC) ajudam a traçar o perfil dos visitantes – público consumidor e profissionais – e a medir o impacto, direto e indireto, gerado na cidade. 

E os dados são verdadeiramente impactantes:

» 44,9% de todos os visitantes do evento são muito interessados em vinho (wine lovers);
» 40% de todos os visitantes são interessados em vinhos;
» 55,3% de todos os visitantes participam frequentemente em provas de vinhos;
» 50,8 % escolhem vinhos privilegiando a denominação de origem;
» 53,2% preferem vinhos tintos.


Por entre os wine lovers, destaque para alguns factos curiosos:

» 75% dos wine lovers consume vinho diariamente ou, pelo menos, 2 a 3 vezes por semana;
» 125,60 € é o gasto mensal em consumo de vinho em casa;
» por entre os wine lovers, o consumo de garrafas mensal é de 12,4 unidades;
» 50,4% dos wine lovers visitaram o evento também por motivos profissionais.


A par disso, importa salientar que o Essência do Vinho – Porto foi igualmente uma referência para os profissionais ligados ao setor:

» 2.200 profissionais visitaram o evento (88% portugueses, 12% estrangeiros);
» 26% estão ligados à restauração;
» 24% a lojas/garrafeiras especializadas;
» 22,5% são distribuidores;
» 10% sommeliers;
» 7,5% representam a distribuição moderna;
» 5% são importadores;
» 5% estão ligados ao comércio online.


O impacto gerado na cidade do Porto pelo evento é muito significativo:

» 16,5 milhões de euros de receitas, diretas e indiretas;
» 454,27 € de despesas média diária na cidade durante os dias do evento.


A comitiva profissional convidada a participar numa programação especial somou 77 profissionais (Masters of Wine, jornalistas, importadores e sommeliers) que, além de Portugal, foi oriunda dos seguintes mercados:

» África do Sul
» Áustria
» Bélgica
» Brasil
» Dinamarca
» Espanha
» Itália
» México
» Países Baixos
» Reino Unido
» Suécia
» Suíça


A análise realizada às redes sociais registou o seguinte impacto direto:

» 202 posts
» 45.588 likes
» 23.566 cliques
» 361.320 visualizações vídeo
» 1.112.307 pessoas alcançadas


A forte cobertura mediática igualmente efetuada pelos Media convencionais resultou num clipping de notícias com retorno equivalente calculado em:

» 1.685,61 € de Media Value;
» 117 meios identificados;
» 223 peças;
» 75 minutos de TV;
» 25 minutos de Rádio.


Os estudos de públicos efetuados pelo ISAG-EBS e pelo CICET-FCVC tiveram uma amostra de 1.311 visitantes, a metodologia foi presencial e o intervalo de confiança é de 95%. Pode consultar aqui a informação completa.

Essência do Vinho – Porto, que culmina a Wine & Travel Week, regressam de 16 a 25 de fevereiro de 2025.