Cooperativa do Pico estreia Licoroso 20 Anos

Outra das novidades do arranque de ano é o Gruta das Torres 2020

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

No ano em que celebra 75 anos, a Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico – Picowines apresenta duas novidades “que refletem a essência do Pico, a tradição dos vinhos licorosos e o terroir vulcânico”: Licoroso 20 Anos e Gruta das Torres 2020.

Elaborado a partir da casta Verdelho de vinhas plantadas em currais a escassos metros do mar, o Licoroso 20 Anos estagiou 20 anos em cascos velhos de carvalho. Com uma produção de 2.600 garrafas, está disponível para venda nas principais garrafeiras do país e na loja física da Picowines.

O Gruta das Torres 2020, nascido da casta Arinto dos Açores, além do estágio em balseiro de carvalho francês, evoluiu em garrafa na formação geológica Gruta das Torres durante 15 meses, a 17 metros de profundidade.

“É um hino às sensações vulcânicas. A envolver as frescas frutas de toranja, araçá e lima, aparecem algumas notas de pólvora e enxofre, algas e maresia”, descreve o enólogo consultor da Picowines, Bernardo Cabral.

“2023 foi um ano excelente em termos de vendas para a Picowines. Queremos continuar com o nosso propósito em produzir vinhos diferenciadores e que sejam um espelho do nosso território”, conclui Losménio Goulart, presidente da cooperativa, garantindo que as novidades não ficarão por aqui.