Dia Internacional da Tequila no Sicario

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Conjugada em cocktails ou servida em estado puro, a tequila concentra no seu sabor intenso o espírito alegre e festivo do país onde é produzida. Com a data oficial de 24 de julho, o Dia Internacional da Tequila é festejado durante uma semana no Sicario, que procura dar a conhecer (e a provar) a verdadeira história deste ícone mexicano.  


O objetivo é mostrar como, à semelhança do vinho do Porto, a tequila também possui um caráter exclusivo que lhe confere qualidade e reconhecimento mundial.

Derivada da planta agave azul, esta bebida só pode ser produzida em cinco regiões do México, o que lhe confere uma denominação de origem protegida. A sua colheita leva 8 a 12 anos a estar completa e, tal como na produção de vinho do Porto, o terroir tem uma forte influência no perfil de cada marca. Os mais de 85 mil hectares de agave em Jalisco, uma das regiões onde a tequila é produzida, são reconhecidos como Património Mundial pela UNESCO e parte importante da identidade mexicana.

A versão mexicana do vinho do Porto, em importância e em história, ganha destaque através de uma experiência de pairing, que combina os pratos da abuela, inspirados no livro de receitas das avós mexicanas, com os vários tipos de tequila da casa, que reúne uma das mais completas coleções desta bebida. Assim, de 22 a 25 de julho, os jantares terão um “salero” especial com estas harmonizações que dão a conhecer, todas as noites, um prato e um género de tequila diferente.