Diretor-Geral da OIV felicita trabalho da PORVID

Conservação da biodiversidade 

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

O Diretor-Geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)*, Pau Roca, visitou no dia 6 de maio o Pólo Experimental de Conservação das Variabilidade das Videiras Autóctones em Pegões, manifestando elevado apreço pelo trabalho «de grande importância para a vitivinicultura mundial» ali desenvolvido.

 


Gerido pela Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (PORVID)**, sob um protocolo de parceria com o Ministério da Agricultura e Mar, este pólo é uma estrutura pioneira dedicada à conservação integral da diversidade das castas de videira (diversidade intravarietal) com vista à valorização, adaptação e sustentabilidade da vitivinicultura. Após 10 anos de existência, ali se conservam já mais de 30 000 genótipos (clones) de castas sendo o objetivo de chegar aos 50 000 de todas as 250 castas nativas do território nacional.


É com este acervo que o conhecimento científico se valoriza na inovação das seleções policlonais das castas para viticultores e enólogos, uma abordagem inovadora criada em Portugal e, desde 2019 reconhecida pela OIV numa resolução aprovada unanimemente pelos seus 48 estados-membros.
A visita foi iniciada com uma apresentação em sala do líder histórico deste projeto, o Professor Jubilado Antero Martins. Foram destacadas por Antero Martins as bases teóricas e metodologias de estatística e genética quantitativa que robustecem a abordagem inovadora desenvolvida e testada em Portugal durante mais de 40 anos. Seguiu-se uma demonstração prática, nos vários campos de ensaios ali existentes onde a Professora Doutora Elsa Gonçalves esclareceu os aspetos mais críticos da aplicação daquelas metodologias demonstrando que esses campos de ensaio, «pelo rigor a que obrigam, são verdadeiros laboratórios ao ar livre». A visita foi coroada com uma prova de vinhos produzidos exclusivamente com castas portuguesas menos conhecidas, conduzida por António Graça, representante da Sogrape na PORVID. Sercialinho, Tinta Francisca ou a Touriga Fêmea fizeram parte da prova, castas que segundo Graça, “poderiam hoje estar extintas se não fosse este trabalho de conservação iniciado há 40 anos».


Nesta iniciativa participaram ainda o Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Bernardo Gouvêa, o Presidente da Viniportugal, Frederico Falcão, a Subdiretora Geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Ana Paula Carvalho, o Diretor-Regional Adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Rui Hipólito e a Secretária-Geral da Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal, Ana Isabel Alves, entre outras individualidades.


No brinde final, Pau Roca agradeceu a visita e a apresentação do projeto, afirmando que «neste tipo de abordagem pela conservação da biodiversidade e compreensão da natureza reside o futuro da vitivinicultura mundial». Roca concluiu felicitando os responsáveis presentes pelos resultados já visíveis e por envolverem a OIV na sua disseminação mundial.