O grupo The Fladgate Partnership (TFP) continua muito ativo no mercado e anuncia agora a aquisição do negócio de distribuição da Direct Wine, de Raul Riba d´Ave. A operação torna-se efetiva a partir de 1 de setembro.
“O objetivo é incorporar este negócio na atual distribuição operada por uma das empresas do grupo, a Grossão – Comércio de Bebidas A nova distribuição passará a operar com a chancela comercial de Direct Wine Nacional, que assumirá os funcionários, todos os atuais clientes e praticamente todas as marcas da atual Direct Wine”, esclarece a TFP em comunicado enviado às redações.
Algumas marcas ficarão fora da esfera de representação do Grossão: Roquette & Cazes, Chanson, Piccini, Cossart Gordon, Atlantis, Morgado de Bucelas e o champanhe Palmer passarão a integrar o cardápio da Heritage Wines, a distribuidora de vinhos premium do grupo. A marca Sílica, criada por Raul Riba d´Ave, é também adquirida pela TFP, sendo que Raul deixa igualmente de ter participação em marcas com outros produtores, como acontecia no Dão com o produtor e enólogo Nuno Cancela de Abreu.
Raul Riba d’Ave passará entretanto a exercer funções de diretor-geral de uma das divisões do grupo, para além de consultadoria em exclusividade para determinadas áreas do grupo, nomeadamente na parte da distribuição de vinhos. Trata-se de um regresso de Raul à TFP, onde colaborou de 2003 a 2008. A antiga Direct Wine mudará de nome e passará a dedicar-se apenas à formação sobre vinhos, com enfoque nos cursos da Wine & Spirits Education Trust (WSET).
Fundada em 2006, por Leonor e Jorge Roquette, da Quinta do Crasto, a Direct Wine tem sido uma empresa de distribuição nacional que se afirmou no mercado pela representação da marca Xisto-Roquette & Cazes. Com a entrada de Raul Riba d’Ave, em 2008, aumentou a oferta de marcas representadas e passou a listar vinhos de várias regiões do mundo.
Convém ainda recordar que, nos últimos dias, a TFP anunciou a entrada definitiva no universo dos vinhos tranquilos com a aquisição da Ideal Drinks, projeto do investidor Carlos Dias. A TFP fica com a Quinta da Pedra (Vinhos Verdes), Quinta de Bella (Dão) e Quinta Colinas de S. Lourenço (Bairrada), bem como o contrato de longo prazo do Paço de Palmeira (Vinhos Verdes) e Quinta da Curia.