Dominic Symington reforma-se

Mais de 30 anos de trabalho a promover os vinhos do Porto e Douro

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Num Comunicado de Imprensa enviado às redações pela Symington Family Estates, foi anunciada a retirada de Dominic Symington, após 30 anos de trabalho.


Dominic Symington entrou na empresa da família em 1990 como diretor de vendas. Ao longo das últimas três décadas contribuiu para a condução da estratégia comercial da empresa. "Nenhum outro membro da família viajou tanto ou conduziu tantos eventos e provas ao longo da carreira como Dominic. A sua incrível energia e determinação não só reforçaram a posição da família em mercados tradicionais de vinho do Porto como Portugal, Reino Unido e Estados Unidos, como também contribuíram para estabelecer uma forte presença em novos mercados, tais como a Escandinávia, Alemanha, Rússia e Brasil, entre outros. Com o seu charme natural e grande sentido de humor, fez amizades para toda a vida durante este percurso dentro do setor do vinho".

A par das vendas, Dominic foi responsável por áreas chave do negócio. Geriu o portfolio dos Portos Vintage da família, incluindo os relançamentos de Portos envelhecidos e garrafas raras desde as suas garrafeiras para o mercado. Foi também responsável pela administração de uma das mais icónicas e magnificas propriedades da família no Douro — a Quinta do Vesúvio, onde se produzem Portos Vintage e vinhos DOC Douro. Quando a família adquiriu a sua primeira propriedade fora do vale do Douro — a Quinta da Fonte Souto no Alentejo — foi Dominic que liderou a renovação da velha adega e que colocou no mercado os vinhos de estreia de 2017. Foi também Presidente da Portfolio Vinhos, a distribuidora de vinhos da família em Portugal.

Nascido no Porto em 1956, Dominic fez o ensino primário em Portugal e o secundário no Reino Unido. Iniciou a sua carreira no setor do vinho na Saccone & Speed, a divisão de vinhos e espirituosos da Cervejeira Courage, que na altura importava uma das marcas da família, o Porto Warre’s. Enquanto o seu primeiro trabalho passou por acompanhar as entregas de vinhos aos ‘pubs’ e aos clubes londrinos, foi-lhe dada a oportunidade de provar alguns vinhos excecionais e assim começar a trilhar o seu caminho no setor. Após entrar num distribuidor independente, especializado no setor Horeca de Londres, construiu uma carteira de clientes, fruto do seu contacto direto com hotéis, restaurantes e bares. Em 1985, é admitido na distribuidora da família no Reino Unido— a Fells —, na qual desenvolveu a divisão de vinhos premium. Após um convite do pai, Michael Symington, e dos tios, Dominic regressou ao Porto em 1990 para se juntar a empresa da família.

Dominic está casado com a sua mulher, Laura, há 35 anos. Têm um filho, Anthony, que trabalha na Fells desde 2018 na gestão dos vinhos do Porto e vinhos tranquilos da família no Reino Unido. As suas duas filhas vivem no Porto: a Harriet é professora num colégio internacional e a Isabel é designer de interiores.

‘Tem sido um prazer e uma honra trabalhar na nossa empresa familiar, ao lado do meu pai, tios, irmão e primos. O Douro é uma das mais extraordinárias regiões de vinhos do mundo e tem sido muito gratificante introduzir a pessoas de todo o mundo os vinhos que a minha família e eu ali produzimos há cinco gerações. Embora tenha havido altos e baixos nestes últimos 30 anos, o vinho do Porto tem entrado numa nova era com o aparecimento de uma nova geração de consumidores. Sinto-me particularmente orgulhoso por ver o meu filho Anthony a entrar no negócio ao lado de seis primos. Competirá a eles e a elas assegurar que continuaremos a produzir vinhos de exceção desta magnífica região e a preparar a próxima geração. Continuarei a desempenhar o meu papel, ao mesmo tempo que desfruto da minha reforma, repartindo o meu tempo entre o Porto e o Douro.’ — Dominic Symington