Emprego para pessoas com deficiência obrigatório

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A partir desta quarta-feira, 1 de fevereiro, todas as empresas com mais de uma centena de trabalhadores passam a ser obrigadas a respeitar uma quota mínima de empregabilidade de trabalhadores com deficiência.

 

A plataforma de formação dos colaboradores vai arrancar na primavera, com o apoio da Fundação Gerard Basset e dos parceiros Quinta da Aveleda e Herdade do Rocim. Em março, a empresa, fundada pelo enólogo Bento Amaral, tetraplégico há 28 anos, e pelo consultor de vinhos Cláudio Martins, realizará também o seu primeiro leilão de angariação de fundos. A correr como previsto, em 2024 chegarão ao mercado de trabalho os primeiros profissionais formados pela HW. Os interessados poderão obter mais informações através do endereço email  info@humanwinety.com.


Com uma vida plena de oportunidades, apesar de todas as adversidades, o mentor da Humanwinety soube, desde logo, que a luta pela inclusão social seria uma das suas grandes causas. Pouco mais de meio ano depois de ter dado início aquele que é um dos seus projetos de vida, Bento Amaral vê a lei determinar que as médias empresas, com 75 a 249 funcionários, passam a ser obrigadas a “admitir trabalhadores com deficiência em número não inferior a 1% do pessoal ao seu serviço”, enquanto as grandes, com número igual ou superior a 250 trabalhadores, devem ter uma “quota de, pelo menos, 2%”. Uma medida que, apesar de tardia, e de representar apenas “um pequeno passo” daquilo que ambiciona, deve ser vista com júbilo. “Era nossa vontade termos a plataforma já a funcionar em pleno, mas a tecnologia a implementar não é simples e sendo um projeto novo, criado de raiz, está a exigir mais algum tempo. Acredito que na Primavera próxima já teremos condições de dar as boas vindas aos primeiros formandos”, adianta Bento Amaral.

A Humanwinety pretende promover a inclusão de indivíduos com deficiências físicas ou intelectuais, além de outras minorias, no negócio do vinho e do turismo, contribuindo para ajudar a colmatar a falta de trabalhadores nesta indústria. A plataforma de formação para os seus cursos, também dirigida a grupos portadores de deficiência física e/ou intelectual, arranca já no decorrer da Primavera e promete ser um sucesso. O pagamento da taxa de admissão dos primeiros 66 inscritos ficará a cargo da Fundação Gerard Basset, o que permitirá à empresa assegurar, mais rapidamente, a formação profissional de um número significativo de estudantes nas indústrias do vinho e da hotelaria.

Entre as novidades, está também o anúncio da data do leilão de vinhos e jantar solidário da Humanwinety, cujo valor reverterá para a Cáritas. O momento solene acontece a 9 de março, na Vandelli (antiga Estufa Real), no Jardim Botânico, em Lisboa. Estão previstos 30 convidados no leilão, que será apregoado por Luís Costa Brandão, diretor da Leiloeira Cabral Moncada, uma das mais antigas e prestigiadas do país. Para os interessados em apoiar esta causa poderão fazer o registo através do seguinte link.

O leilão conta, para já, com o apoio da Food-Story, que oferece o espaço e o catering, e da Coravin, que para além de presentear os melhores alunos do curso com os seus produtos de sistema de preservação de vinho Timeless Six+ e Coravin Sparkling, terá presença num dos lotes para o leilão. Assim como a generosa contribuição dos produtores Andersen, Vinhos Barbeito, Esporão, José Maria da Fonseca, Quinta do Crasto, Quinta do Vallado, Six Senses Douro Valley, Soalheiro, Sogrape, Sublime Comporta, Poças, Vértice, Vinhos Imperfeitos, Wine&Soul, Mas, a empresa espera continuar a fechar outras parcerias, relativas ao transporte e estadia.

Mais informações em www.humanwinety.com.