Enólogo Axel Heinz de saída de Ornellaia

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A notícia que o diretor-técnico e enólogo de Ornellaia e Masseto deixará suas funções foi recebida com grande surpresa no mundo do vinho.

 

Ornellaia e Masseto, dois dos maiores símbolos Supertoscanos nasceram na década de 1980 pelas mãos da família Antinori, em seguida passaram para o comando dos Mondavi e desde 2005 a família Frescobaldi assina as credenciais dos vinhos (no mesmo ano que Heinz assumiu a enologia).

Axel Heinz nasceu na Alemanha e fez sua formação em enologia em Bordéus. Em comunicado do CEO de Ornellaia, Giovanni Geddes, referiu que a nova etapa profissional de Heinz deverá ser um retorno à França. Durante os 17 anos na enologia de Ornellaia e Masseto, Axel Heinz colecionou 100 pontos para Ornellaia e Masseto e foi criador de dois novos rótulos: Ornellaia Bianco (Sauvignon Blanc) e Massetino (2º vinho de Masseto, corte de Merlot e Cabernet Franc). Um dia após o anúncio, o grupo Lawrence Wine Estates confirnou ainda que Heinz foi contratado para assumir a direção geral do Château Lascombes (2ème Cru Classé, em Margaux), recentemente adquirido pelo grupo. 

Do lado de Heinz todas as palavras para a família Frescobaldi e Geddes foi no sentido de agradecer a liberdade e apoio oferecida para desempenhar seu trabalho. Para não deixar margem às especulações Lamberto Frescobaldi deixou claro em seu comunicado que “as portas das vinícolas da família estarão sempre abertas para recebê-lo”. Na edição mais recente da revista Gula (ed. 275) há uma matéria especial em que visitamos Ornellaia e o DNA de seus vinhos.