Enólogo Nuno Duarte reforça Justino's Madeira

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

O enólogo Nuno Duarte (ex-Barbeito) reforça o Departamento de Viticultura e Enologia. Irá assinar a enologia com Juan Teixeira, na produção de vinho tranquilos (brancos, tintos e rosés) e vinhos da Madeira de lotes especiais produzidos a partir de vinhas específicas, castas e/ou processos de vinificação distintos.

 

Este reforço visa a continuação dos trabalhos já desenvolvidos em 2022 na área da viticultura, onde foi o responsável pelo acompanhamento dos viticultores do Porto Santo e consequentemente pela produção de nosso primeiro vinho branco do Porto Santo: Colombo Caracol/Listrão. Estende-se agora também à Madeira. "O objetivo será o trabalho de proximidade no terreno junto dos viticultores, identificação de terroirs e potencializar praticas mais amigas do ambiente", referem em comunicado.

A par desta aposta, a nova área de adega será uma realidade, com novos equipamentos para vinhos de mesa a ser implantada já para a próxima vindima, também com a aquisição de tecnologia tendo em conta o desenvolvimento analítico, cientifico e controlo de qualidade.

"A aposta na mudança de imagem acompanhando o novo portfólio é outra das novidades. Reformular e criar três linhas e perfis de vinhos distintos, de modo a que o consumidor possa usufruir das diferenças dentro do próprio arquipélago. O primeiro é composto pelo Colombo IGP com colheitas branco, rosé e tinto feitos com lotes de castas mais representativas da Madeira", referem.

O segundo será o Colombo DOP Madeirense, a gama Reserva que terá brancos e tintos, onde é enaltecido o blend entre duas castas, tendo por base nos brancos, o Verdelho na Madeira e o Caracol no Porto Santo, e nos tintos a casta Tinta Negra. A ideia é mostrar o potencial destas castas autóctones com outras em plantio no arquipélago da Madeira. Este ano temos previsto lançar três Reservas Brancos e um Reserva Tinto. Entre novos lançamentos e novidades, teremos um Sauvignon Blanc com Verdelho, ambos do norte da ilha da Madeira.