Enoturismo do Alentejo cresceu 27%

Rota do Guadiana registou o maior aumento de visitantes

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

Segundo dados recolhidos pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), o enoturismo do Alentejo cresceu 27% em 2023 face ao ano anterior.

Os enoturistas portugueses representam 50% do total de interessados pelos vinhos e turismo da região, seguidos pelos brasileiros e norte-americanos. O Canadá foi o país que registou o maior aumento de visitantes, na ordem dos 75%.

“A tradição vitivinícola no Alentejo é milenar, com vinhos de qualidade e reconhecidos internacionalmente, sendo os programas de atividades diversificados, algo que atrai cada vez mais turistas interessados em conhecer a região, a cultura, a gastronomia e as gentes alentejanas”, afirma Francisco Mateus, presidente da CVRA.

Além das provas de vinho e das visitas guiadas às vinhas, adegas e caves, a oferta destaca-se pelos workshops e cursos vínicos, sessões de vinoterapia, passeios a pé, de bicicleta e a cavalo pelas vinhas.  

Existem três itinerários disponíveis nos distritos do Alentejo: a Rota de São Mamede, em Portalegre, a Rota Histórica, localizada no distrito de Évora e a mais visitada de todas, e a Rota do Guadiana, em Beja, que conheceu o maior crescimento das três face ao ano anterior.