A Revista de Vinhos deste mês faz uma viagem entre a tradição e a inovação. No Douro, fomos conhecer os planos que Luísa Amorim desenhou para a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no turismo e não só. A Quinta do Couquinho, no Vale da Vilariça, e a Quinta do Reguengo, no Douro Superior, mostram diversas facetas de uma região única e incomparável.
Revelamos ainda as estratégias e desafios que Luís Sequeira, o novo presidente da Comissão Vitivinícola local, tem para o Alentejo, em mais uma grande entrevista; e apresentamos uma prova temática também ela original, na qual provamos e avaliamos os ‘best sellers’ das lojas online a partir de 15 euros.
O grande destaque deste mês é a Azienda Foradori que, liderada por Elisabetta Foradori, tem causado sensação no panorama internacional do vinho por usar métodos não convencionais para preservar a tradição vitivinícola do Trentino e de castas autóctones como Lagrein, Marzemino e Refosco e, claro, Teroldego, considerada um antepassado de Pinot Noir.
Fomos à sessão técnica promovida pela Amorim Cork, que pretendeu analisar vantagens e diferenças no estágio de espumantes em cápsula ou rolha de cortiça, que contou com a presença (e prova) dos champanhes Dom Pérignon – e as conclusões são surpreendentes...
Mas a Revista de Vinhos deste mês tem muito mais: The Grove Houses, projeto de família na Penha, em Guimarães; a tradição vilacondense do restaurante Casa Venceslau; o doce remédio dos ovos moles de Aveiro ou as principais novidades e lançamentos do mercado. Tudo para ler, desfrutar e provar, na sua Revista de Vinhos!
Foradori, guardiões de identidade
Numa região dominada pela produção convencional, a Azienda Foradori segue o caminho menos percorrido. Da seleção massal de 50 biótipos diferentes de Teroldego à fermentação em ‘tinajas’ de barro, descobrimos como as últimas gerações da família estão a preservar o património vitícola do Trentino.
Quinta Nova, até à eternidade
Desde que entrou no universo Amorim, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo tem sabido seguir um caminho de constante evolução. No leme do projeto desde o início, Luísa Amorim não descansa sobre os louros: vem aí uma nova fase no turismo, a que se juntam os mais recentes passos na inovação tecnológica na adega. E ainda há um novo Aeternus…
Um Douro especial
É consensual afirmar-se que não existe apenas um Douro: a região multiplica-se em diversos terroirs regionais, que originam um mosaico único, diversificado e de enorme riqueza. Fomos descobrir dois destes, na Quinta do Couquinho e na Quinta do Reguengo.
Entrevista com Luís Sequeira
O novo presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), concedeu a primeira grande entrevista no cargo à Revista de Vinhos, onde aborda sem reservas os desafios que a região enfrenta, desde o excesso de stocks e o arranque da vinha, a abertura de novos mercados e a sustentabilidade.
‘Best sellers’ das lojas online a partir de 15 euros
Cientes da importância que o online assume progressivamente nas opções de compra dos consumidores, a Revista de Vinhos decidiu levar a cabo uma prova temática que abrange os ‘best-sellers’ com preço igual ou superior a 15€ de diversos operadores deste canal. As surpresas foram muitas…
Ovos moles, doce remédio
Primeiro, trinca-se uma película branca e aveludada de hóstia. Logo depois, um mar cremoso e docemente guloso invade o palato, espraia-se na boca, chega ao córtex, e paramos, por breves segundos, de pensar. Os ovos moles de Aveiro cabem na palma da mão, mas derretem o mais empedernido dos corações.
E ainda Sessão técnica Amorim Cork e Dom Pérignon, Casa Venceslau, The Grove Houses …
Novidades Desalmado, Domínio do Açor, Casa da Passarella Vindima 2014, Menin, QURA, Reguengos Garrafeira dos Sócios, Vicentino…