Essência do Vinho divulga TOP 10 Vinhos Portugueses

Fotografia: Fabrice Demoulin
Redação

Redação

Regueiro Jurássico I, Quanta Terra Phenomena Pinot Noir 2018, Grande Rocim 2015 e Barbeito Malvasia 50 Anos O Japonês são os grandes vencedores.

 

O vinho branco que alcançou a pontuação mais elevada foi o Regueiro Jurássico I, um blend de várias colheitas de Alvarinho, elaborado por Paulo Cerdeira Rodrigues na Quinta do Regueiro, em Melgaço (Região dos Vinhos Verdes). Pela primeira vez, a prova pré-selecionou vinhos rosés para a grande final e o vencedor foi o Quanta Terra Phenomena Pinot Noir 2018, um Regional Duriense elaborado pelos enólogos e produtores Celso Pereira e Jorge Alves.

O vinho tinto que obteve melhor pontuação foi o Grande Rocim Reserva 2015, tinto alentejano produzido por Catarina Vieira e Pedro Ribeiro no Rocim, em Cuba – Vidigueira. O vinho fortificado eleito como o melhor entre pares foi o Barbeito Malvasia 50 Anos O Japonês, Vinho Madeira elaborado por Ricardo Diogo Freitas, da Barbeito Vinhos.

Os restantes seis vinhos que integram o “TOP 10” são: Teixuga 2014 (terceiro melhor branco, Caminhos Cruzados, Dão), Ramilo Malvasia de Colares 2017 (segundo melhor vinho branco, Manuel Francisco Ramilo & Filho, Colares – Lisboa), Quinta do Monte d´Oiro Reserva 2015 (quarto vinho tinto, Quinta do Monte d´Oiro, Alenquer – Lisboa), Palácio dos Távoras Gold Edition 2016 (terceiro vinho tinto, Costa Boal Family Estates, Trás-os-Montes), Obsessão 2007 (segundo melhor tinto, Altas Quintas, Alentejo), e Graham´s The Stone Terraces Porto Vintage 2017 (segundo melhor fortificado, Symington Family Estates, Vinho do Porto).

Para a final do “TOP 10”, o painel de provadores da Revista de Vinhos pré-selecionou um total de 46 vinhos, que obtiveram das melhores pontuações na publicação ao longo de 2019: brancos, rosés, tintos e fortificados (Portos, Madeiras e Moscatéis). Especialistas e líderes de opinião convidados, oriundos de uma dezena de países (Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, Inglaterra, Itália, Rússia, Suécia e Suíça) juntaram-se a portugueses e provaram, em prova cega, na manhã de 20 de fevereiro, no Palácio da Bolsa, os 46 vinhos. Os resultados foram anunciados no jantar realizado na Feitoria Inglesa, sexta-feira, dia 21.

Essência do Vinho – Porto apresenta mais de 400 produtores e cerca de 4.000 vinhos representados e em degustação, de Portugal e do mundo, 50 atividades paralelas que incluem provas temáticas, conversas sobre vinho, harmonizações enogastronómicas e jantares vínicos.

Essência do Vinho – Porto é uma organização do grupo EV-Essência do Vinho, em parceria com a Associação Comercial do Porto. O evento decorre dias 20 (15:00-20:00), 21 (15:00-21:00), 22 (15:00-21:00) e 23 (15:00-19:00) de fevereiro. A entrada geral diária, que inclui oferta de copo de provas Riedel, tem um valor de 25,00€ (se adquirida no local e no decorrer do evento) ou 20,00€ (quando previamente adquirida online). A aquisição de ingressos e a inscrição nas provas comentadas, limitada ao número de lugares disponível, estão disponíveis em www.essenciadovinhoporto.com