Estrelas Michelin cozinham para trabalhadores do dstgroup

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Javier Olleros, do restaurante Culler de Pau, na Galiza, é o chef Estrela Michelin que o dstgroup convidou para confecionar o almoço semanal das jornadas “Sextas com Almoço”, uma iniciativa semanal que o grupo empresarial liderado por José Teixeira tem promovido desde o início da pandemia junto dos trabalhadores que continuam a trabalhar no terreno e nos escritórios da empresa.


O conhecido chefe, considerado Chefe do Ano 2020 em Espanha, e detentor de três sóis da Repsol serviu no restaurante M. uma ementa que homenageia os sabores da gastronomia galega. Ensopado de porco Ibérico com grão-de-bico e vegetais e ensopado de legumes com vegetais da época, para quem prefere a opção vegetariana, foram as duas propostas gastronómicas assinadas por Javier Olleros, que aposta “numa cozinha de proximidade, natural e sem fundamentalismos, privilegiando produtos locais, mas com um traço de influências do mundo”, como adianta o próprio.

A iniciativa “Sextas com Almoço” foi lançada pelo presidente do dstgroup, José Teixeira, para “brindar todos aqueles que comigo permanecem nas trincheiras, proporcionando-lhes almoços semanais gratuitos que apostam em ementas diferenciadoras e geralmente com propostas gastronómicas da alta cozinha a que normalmente os trabalhadores não têm acesso. É também uma forma de homenagearmos a tradição gastronómica portuguesa e os agentes económicos das diferentes regiões do país, que também estão a sofrer os efeitos terríveis da pandemia com o encerramento dos seus restaurantes, e chamá-los até nós para nos servirem as suas especialidades, instigando as nossas cozinheiras para desafios guiados por convidados”, adianta José Teixeira. A iniciativa arrancou em março e já desfilou pratos típicos do receituário nacional como leitão, cabrito, por ocasião da Páscoa, bacalhau espiritual, posta à Mirandesa e Polvo à Lagareiro. Em média, foram oferecidos 450 almoços às sextas, em regime presencial, no Restaurante M, e em take away, de acordo com as medidas de segurança, que decorrem do plano de contingência COVID-19 implementado na empresa.

Javier Olleros enalteceu a iniciativa do dstgroup, considerando que “é maravilhoso o que este grupo está a fazer juntos dos seus trabalhadores, demonstrando que se preocupa com as pessoas e que estas são importantes para a empresa. É um gesto bonito de partilha”. Por outro lado, acrescenta “sinto-me muito feliz e agradecido pelo convite que foi endereçado ao Culler de Pau, porque além de ser uma forma de partilharmos a nossa cultura e de levarmos a nossa gastronomia ao país irmão, permite-nos também desenvolver a nossa atividade nesta época tão difícil para nós”.

A homenagem ao esforço dos trabalhadores estende-se também aos que se encontram nas diferentes empreitadas espalhadas pelo país, aos quais foi duplicado o plafond de almoço. “É uma questão de justiça, de igualdade de tratamento e uma forma de reconhecimento nestes tempos conturbados que exigem muito de cada um de nós”, sublinha o presidente do dstgroup.

Com o agudizar da pandemia em alguns países da Europa e no sentido de prestar homenagem aos países mais fustigados pela pandemia, o dstgroup, após distinguir os pratos nacionais, entendeu prestigiar também a gastronomia daqueles países convidando chefes estrangeiros para confecionar as respetivas especialidades. No restaurante M, o Chef Sérgio Crivelli, do Ristorante Italiano, em Matosinhos, convidou os trabalhadores do dstgroup a viajar pelos verdadeiros sabores de Itália com um menu composto por pastas, pizzas e lasanha. Na semana seguinte, os aromas de Espanha trazidos pela mão do prestigiado Manuel Costiña, Chef Michelin e proprietário do restaurante Retiro da Costiña, em Santa Comba (Santiago de Compostela), chegaram ao campus do dstgroup através de uma experiência gastronómica que apostou na tradicional e típica paella, na versão original mista e também na versão vegetariana.