Filipetti regressa a Portugal pela mão da Vinalda

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Filipetti é uma casa fundada em 1922 por Giovanni Giuseppe Filipetti, um grande enólogo de Piemonte, em Canelli, uma das mais famosas zonas em que a casta Moscato, apta para a produção de Asti DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), é muito ‘acarinhada’ pelo tempo quente, exposição solar e solo fértil. A empresa foi uma das primeiras a produzir vermutes na região, mas sobretudo espumantes, que eram, e continuam a ser, a sua principal vocação.


A Filipetti foi comprada pela Perlino nos anos 90 e é líder na produção de vinhos espumantes e vermutes. Edoardo Laugieri CEO do grupo afirma que "esta nova parceria é muito relevante para a Filipetti. Podemos agora beneficiar da rede comercial e dos conhecimentos da Vinalda para crescer no mercado português".

“Com esta parceria, alargamos o nosso portefólio a espumantes de duas prestigiadas regiões demarcadas – Asti e Prosecco –, muito apreciadas pelos consumidores portugueses, e também aos genuínos e tradicionais vermutes de Piemonte”, afirma o diretor-geral da Vinalda, José Espírito Santo.

Giovanni Giuseppe Filipetti contribuiu para tornar a Asti DOCG o que é hoje: conhecida e apreciada em todo o mundo. Já a DOC para o Prosecco foi estabelecida em 2009, em Veneto. A partir daí o Consórcio do Prosecco não permite o engarrafamento de Prosecco fora da Região de Veneto, exceção feita para as empresas que o produziam desde longa data, entre as quais a Perlino/Filipetti. É por isso que a Filipetti tem espumante Prosecco DOC, elaborado maioritariamente com a casta Glera, como estabelece a Denominação de Origem Controlada.