Fladgate adquire Quinta do Portal

 
José João Santos

José João Santos

A notícia será confirmada oficialmente nas próximas horas e trata-se da afirmação de um negócio que estava a ser discutido, sobretudo, desde o verão de 2023. Ao que a Revista de Vinhos pode avançar desde já, o grupo The Fladgate Partnership (TFP) concretizou a aquisição da Quinta do Portal.

Estão em causa três propriedades: Portal, Confradeiro e Abelheira, que perfazem 53 hectares. A Quinta dos Muros e a Quinta da Manoela, que ficaram fora do negócio, deverão permitir à família Mansilha Branco continuar a produzir vinhos.

O acordo agora fechado inclui ainda a adega e o armazém de envelhecimento projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, bem como os stocks, o hotel boutique Casa das Pipas e o restaurante. Em termos práticos, TFP alcança um três em um: reforça a presença em termos de vinhos DOC nacionais, segmento de mercado ao qual o grupo resistiu durante vários anos centrando-se exclusivamente na produção de Portos (que o Portal também elabora); entra definitivamente na esfera dos DOC Douro; e sublinha a vertente do enoturismo, na medida em que a Quinta do Portal foi uma das pioneiras na região a oferecer programas de visita e de alojamento de segmento médio e médio-alto. 

Há ainda uma outra particularidade relacionada com este negócio e que se prende com o enólogo francês Pascal Chatonnet, consultor do Portal desde 1992. TFP estreita a colaboração com o famoso enólogo, ele que era já o consultor da Fladgate Still & Sparkling Wines, na sequência da recente aquisição da Ideal Drinks (Vinhos Verdes, Dão e Bairrada).

TFP, que tem Adrian Bridge por CEO, possui as insígnias Taylors, Fonseca e Croft, no setor do Vinho do Porto, tendo no ano passado entrado no mercado dos vinhos DOC ao adquirir a operação da Ideal Drinks ao investidor Carlos Dias. No enoturismo, o grupo possui o The Yeatman Hotel, o complexo World of Wine e várias caves abertas ao público, em Vila Nova de Gaia, detendo igualmente a unidade hoteleira Vintage House, no Pinhão, e agora a Casa das Pipas e Quinta do Portal, em Celeirós. Somam-se 500 hectares de vinha própria no Douro, em diferentes quintas e geografias., e a exportação de vinhos para mais de uma centena de países.