A próxima Gala do Guia Michelin, na versão portuguesa, vai acontecer no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, no dia 25 de fevereiro de 2025.
O anúncio foi feito hoje, no Terminal de Cruzeiros de Matosinhos, em conferência de imprensa organizada pela Guia.
A cerimónia contará com cerca de 500 convidados. Os chefes coordenadores da Gala serão Rui Paula, Ricardo Costa e Vítor Matos. A iniciativa junta a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, o Turismo de Portugal e o Município do Porto.
"Queria agradecer ao Guia Michelin por finalmente termos a gala na nossa região. Dois vinhos únicos, Verde e Porto, uma gastronomia rica e diversa, com um receituário maravilhoso. Temos tudo para termos uma gala à altura mundial", afirma Rui Paula que assume que o guia mudou a vida dele. O também estrelado Ricardo Costa lembra que "Michelin significa responsabilidade".
Município do Porto faz aposta musculada na gastronomia
A cidade do Porto será o palco pela primeira vez na história da gala do Guia Michelin. Trata-se do resultado de uma estratégia do executivo da Câmara Municipal do Porto que tem tido diversos braços. O "Global Kitchen in Porto" é um outro desses projetos, também inédito, em que se promove uma viagem pela cultura gastronómica de cinco continentes, apoiados por chefes locais que partilham a cidade, o palco e uma cozinha e partilham também o resultado com residentes e visitantes. Este projeto conheceu já uma versão internacional, durante o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, um dos mais prestigiados eventos gastronómicos do Brasil.
Ainda antes da gala se estrear na edição autónoma, no Algarve, já o Turismo do Porto e Norte (TPN) encetava esforços. "Queríamos desde o início trazer a gala para o norte. Foi bem entregue ao Algarve na edição do ano passado, a uma região com história no Guia, mas agora é a nossa vez. Estamos muito felizes", afirmou o presidente do TPN Luís Pedro Martins.
Para além da Gala propriamente dita, a acontecer em fevereiro do próximo ano, vão haver outras iniciativas incluídas despoletadas pelo Guia. Uma conferência na cidade de Braga, possivelmente no Theatro Circo, e uma ação em Bragança para homenagear aqueles que estão longe das portas de entrada da região.
A conferência de imprensa serviu ainda para anunciar, pela voz do presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, um novo projeto. O "Porto Gastronomy Innovation Campus" é o nome dado a uma "verdadeira escola de alta gastronomia do país", já com protocolo estabelecido e financiamento assegurado que surgirá no futuro.
A propósito ainda do Guia Michelin, recorde-se que a região norte do país tem três restaurantes com duas estrelas Michelin (Casa de Chá da Boa Nova, Antiqvvm, e The Yeatman) e vários com uma estrela Michelin (A Cozinha, G Pousada, Euskalduna, Pedro Lemos, Le Monument e Vila Foz).