Graham's assinala bicentenário com coleção de vinhos raros

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Edição integra seis Portos Colheita e seis Portos Vintage clássicos em móvel de luxo.


Para assinalar o bicentenário – apesar do hiato colocado pela pandemia – a Graham’s apresentou, nas caves de Vila Nova de Gaia, a Coleção Bicentenário, seleção de Vinhos do Porto numa peça de mobiliário concebida especialmente para o efeito. Esta inclui seis Portos Colheita e seis Portos Vintage clássicos, incluindo os reconhecidos vinhos de 1963, 1994 e 2011. Já os seis Colheita foram selecionados e engarrafados exclusivamente para a coleção, incluindo dois vinhos nunca lançados, de 2000 e 2006. Destaque para, entre outros, o Colheita 1982, engarrafado pela primeira vez para assinalar o nascimento do príncipe George de Cambridge, ou o Colheita 2000, o primeiro ano em que se produziram vinhos do Porto nos modernos lagares da família Symington – detentora da marca.
A Coleção Bicentenário da Graham’s é reunida num móvel-armário elaborado a partir de madeira de pau-rosa, certificada pelo “Forest Stewardship Council” (FSC), trabalhada por marceneiros portugueses da WeWood. Além dos vinhos, este “cabinet” contempla também um decantador de vidro soprado – de fabrico manual – e um conjunto de copos produzidos por Jancis Robinson MW, em parceria com o designer britânico, Richard Brendon; um saca-rolhas especialmente concebido para retirar rolhas de vinhos finos e maduros e, finalmente, um funil decantador feito por encomenda pela portuense ourivesaria Coutinho.
A primeira edição da Coleção Bicentenário será leiloada pela Christie's de Londres, no próximo mês de dezembro, em conjunto com uma viagem exclusiva à região do Porto e do Douro. As receitas angariadas com o leilão irão reverter para duas associações de caridade escolhidas pela família Symington: a “Scottish Wildlife Trust” e a Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães. As restantes 29 edições do “cabinet” serão produzidas por encomenda, podendo ser reservadas a partir de hoje, dia 18 de outubro. As primeiras unidades começam a ser entregues a partir de janeiro de 2023. Note-se que esta edição limitada está restrita a 30 conjuntos e o preço de cada peça rondará os 30 mil euros.