Graham’s assinala o Jubileu de Platina

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Graham’s, detida pela família Symington e detentora de um alvará real concedido pela Rainha Isabel II, engarrafou um raro Porto Tawny produzido no ano em que a monarca ascendeu ao trono: 1952. Ao longo dos últimos 70 anos, o vinho tem evoluído em cascos de carvalho avinhados nas caves da Graham’s, em Vila Nova de Gaia, até atingir o pico da maturidade. Três gerações da família Symington acompanharam o desenvolvimento deste vinho ao longo do reinado de sete décadas de Isabel II – o mais longo de qualquer soberano britânico.


O Graham’s 1952 Single Harvest Tawny Port foi inicialmente engarrafado em 2012 para comemorar o Jubileu de Diamante da Rainha, numa edição restrita de garrafas individualmente numeradas. O diretor de enologia da Graham’s, Charles Symington, selecionou o lote restante deste vinho para o lançamento exclusivo de apenas 70 garrafas (75cl) e alguns ‘jeroboams’ (garrafas de grande formato: 4,5L).

Cada garrafa é apresentada numa caixa púrpura, com uma declaração sobre a edição restrita do vinho que comemora o Jubileu de Platina da Rainha Isabel II. O vinho estará disponível no restaurante VINUM, assim como nas Caves da Graham’s. Apenas um número limitado de garrafas ficará disponível para venda em garrafeiras selecionadas.

Johnny Symington afirma: “Para nós é um honra estarmos mais uma vez a lançar uma edição restrita do Graham’s 1952 para comemorar o Jubileu de Platina de Sua Majestade Isabel II. O vinho é um testamento ao extraordinário feito de alcançar 70 anos de reinado. Este ano celebramos outro marco significativo: os 650 anos da Aliança luso-britânica, a mais velha aliança entre duas nações — ainda em vigor. Como família com ascendência portuguesa e britânica, é muito gratificante que num ano com este significado, estejamos a celebrar o Jubileu de Platina da Rainha com um vinho que há longa data foi moldado pela relação entre os dois países.”